Mike El Nite, ‘O Justiceiro’ dos millennials


 
O Shifter precisa de dinheiro para sobreviver.
Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.

Mike El Nite afirma-se cada vez mais como um dos nomes mais seguros da nova escola do hip hop tuga. Além de MC, tem-se destacado também na arte do djing e da produção, tornando-se num importante suporte para outros artistas desta geração. Após lançar alguns EPs e singles que impulsionaram este “justiceiro” a conquistar o seu espaço, nomeadamente através da label ASTRORecords, apresenta-nos agora o seu primeiro álbum. Tem o selo da NOS Discos.

O Justiceiro é uma viagem pelo passado televisivo e musical dos anos 80 e 90, começando pelo próprio nome do projecto, numa referencia à série Knight Rider, protagonizada por David Hasselhoff. Contudo são muitos outros os pormenores capazes de nos transportar para certos episódio ou momentos do nosso passado mais recente. Seja através de samples dos Santamaria, como “Eu Sei Tu És”, ou do genérico de “Horizontes de Memória”, de José Hermano Saraiva.

mikeelnitejusticeiro_02

Oscilando entre momentos de nostalgia e defesa pela justiça social e musical, apresenta-nos alguns momentos mais irónicos e recreativos em algumas malhas, contudo procurando sempre fazer jus ao nome do disco. Tal acontece através de momentos de forte mensagem e consciência, sejam eles via relatos pessoais ou exercícios de observação.

Sob uma sonoridade hip hop invadida pela componente electrónica, este Knight Rider dos tempos modernos parece ter encontrado no produtor DWARF o seu K.I.T.T., como o veículo capaz conduzir Mike El Nite por esta viagem. Para o acompanhar nesta luta pela justiça temos presentes as colaborações de L-Ali, Profjam, Nofake e Kaixo, este último vindo do lado de lá da fronteira.

Podes fazer download gratuito na plataforma NOS Discos ou adquirir em formato físico.

Se não conseguirmos aumentar o número de patronos, a 2ª edição da revista será a última, e o Shifter como o conheces terminará no final de Dezembro. O teu apoio é fundamental!