Nova funcionalidade da Dropbox vai poupar-te espaço no computador


Se tens um computador com pouco espaço de armazenamento, a Dropbox tem uma boa notícia para ti: em breve, vais poder criar atalhos no teu Mac ou PC para ficheiros que estão alojados na Dropbox e não no teu dispositivo. A funcionalidade chama-se Project Infinite e está em período experimental.

Significa isto que, na prática, vais ver tudo o que tens na Dropbox no teu computador – se tiveres instalada a app deste serviço de cloud, claro. A diferença é que alguns desses ficheiros vão estar disponíveis quer no computador como na Dropbox (como sempre, aliás); enquanto que outros estarão acessíveis apenas através da Dropbox (no computador tens apenas um atalho para esses documentos e pastas).

Desta forma, consegues ter sempre à mão (e sincronizado) aquilo que usas regularmente, sem perder o rasto do restante conteúdo que tens na cloud. Os ficheiros e pastas que estão apenas na Dropbox são “transferidos” para o computador apenas quando precisas deles. Com o Project Infinite, acabou-se a “sincronização selectiva” para poupar espaço no computador.

Esta nova funcionalidade da Dropbox não é muito diferente de conceitos como o do Nextbit Robin, em que só as apps e os conteúdos que usas diariamente estão alojados no telemóvel – tudo o resto está na nuvem.

Quanto ao Project Infinite, será compatível com PCs com Windows 7 ou superior ou Macs com OS X 10.9 ou superior. Estará disponível num futuro próximo. A Dropbox começou a trabalhar no Project Infinite em resposta à diminuição do espaço de armazenamento dos computadores, acompanhada pela normalização dos SSD. O MacBook mais barato da Apple, por exemplo, vem com apenas 256 GB de espaço.