‘O Alto’ é a nova aposta da RTP2 que anda a apaixonar o público


O Alto é a mais recente aposta televisiva da RTP2, mas nem só por isso merece destaque. Criada por um grupo de jovens com pouco e às vezes nenhuma experiência na área da representação, a série é o fruto do trabalho árduo e dedicação de dezenas de pessoas que conseguiram combater um orçamento pequeníssimo e falta de recuros com paixão, empenho e esforço.

Mas de que trata O Alto? A mini-série de 7 episódios conta a história da família João-Azevedo que nos anos 60 se vê obrigada a emigrar para Inglaterra por ter sido acusada de trair Salazar, e que 20 anos mais tarde volta à cidade de onde é natural, Marco de Canaveses, para a matriarca da família, Maria Augusta, se poder vingar dos culpados do seu exílio.

Tem sido uma das séries a seguir nos canais abertos, e apesar do horário pouco conveniente (sempre próximo das 13h), tem conseguido transformar o empenho dos jovens do Marco de Canaveses em audiências, oferecendo resultados concretos. Na sua estreia, foi o 8º programa mais visto no canal televisivo durante o dia, com uma audiência total de 47 500 espectadores, superando por exemplo, ainda que em horários bastante distintos, a série Arrow na RTP1.

Durante mais de mil e uma aventuras que chegaram a pôr em causa todo o projeto, o grupo de jovens do Marco de Canaveses teve de pensar fora da caixa para conseguir tornar os seus sonhos realidade, e quando o dinheiro apertou e a série chegou a estar em pausa, recorreram a uma fonte um tanto ou quanto peculiar, como nos conta João Santana, o mentor e diretor artístico do projeto: “decidi ir falar com a Dona Amélia Ferreira, a nossa conterrânea que tinha ganho o euromilhões nesse mesmo ano para lhe pedir apoio financeiro para a série. Felizmente ela decidiu apoiar e conseguimos concluir as gravações.”

Os Alphatones (nome do grupo de actores) têm agora uma mais valia importantíssima no seu currículo, e contam que vão tentar perseguir uma carreira como actores e actrizes. É um sonho tornado realidade vindo de uma pequena mas bela e peculiar cidade chamada Marco de Canaveses, e uma prova de que tudo é possível, se tentarmos com força suficiente.

Se não tens acompanhado O Alto até aqui, todos os episódios que já foram para o ar estão disponíveis na RTP Play, neste link.