O Facebook criou uma câmara 360º, quem quiser pode construi-la


Chama-se Facebook Surround 360º. Não vai ser vendida, mas tudo aquilo de que necessitas para construi-la será disponibilizado em open-source este Verão. Os desenhos do hardware e as instruções relativas a algoritmos de vídeo estarão disponíveis gratuitamente no Github para quem quiser meter mãos à obra e materializar esta câmara 360º em sua casa.

“Não queremos lançarmo-nos no negócio de câmaras, mas percebemos que não existia uma referência de uma boa câmara”, disse Chris Cox, gestor de produto do Facebook, aos jornalistas na F8, conferência destinada a programadores onde a Facebook Surround 360º foi anunciada. Naturalmente que a existência de um bom equipamento capaz de filmar 360º é importante para a empresa de Mark Zuckerberg, numa altura em que esta reúne esforços para expandir a presença de vídeos desse tipo no News Feed e em que começou a comercializar os óculos de realidade virtual Oculus Rift.

facebooksurround360_02

facebooksurround360_03

A Facebook Surround 360º custará cerca de 30 mil dólares tendo em conta as peças que serão necessárias para construí-la. Tem 17 lentes de 4 megapixels que são capazes de gravar em 4K, 6K e até em 8K, enviando 30 GB de dados por segundo para um disco externo através de USB.

O exterior é feito de alumínio e pode ser rapidamente montado e desmontado. A câmara consegue sobreviver a condições difíceis como um deserto, aguentar horas seguidas sem sobreaquecer e superar múltiplas viagens de avião.

facebooksurround360_04

A Facebook Surround 360º é capaz de montar os vídeos captado pelas várias lentes num só, graças ao software que também será disponibilizado em open-source. Ou seja, o que filmas fica imediatamente pronto para distribuição, sem necessidade de pós-produção.