O Instagram pode vir a mudar de “filtro”. Espreita um novo design da app


O Instagram está a testar um novo design, mais minimalista e mais cinzento. Se chegar a ver a luz do dia, será o maior redesign desta app desde que foi lançado em 2010. As imagens da nova aparência do Instagram foram partilhadas por um leitor do The Verge.

O design do Instagram não mudou muito nestes últimos 6 anos. A barra em baixo sempre foi cinzenta e o topo é azul desde sempre. O ícone também nunca foi renovado. Nem mesmo com a adoptação, em 2013, depois de a Apple ditar a tendência no seu iOS 7, de um flat design em detrimento de um skeuomorphism design – em que os elementos visuais tendem a replicar aquilo que representam na realidade (a câmara fotográfica do ícone do Instagram tem o “aspecto” de uma câmara fotográfica real).

No futuro, o Instagram pode ser uma app de design minimalista, cheia de tons cinzentos e de linhas simples. Mais parecida com o concorrente VSCO, por um lado, e mais fresca e simples, por outro lado. O menu continua em baixo, apenas leva um makeover, assim como praticamente todos os separadores. O menos assinalável é a página de perfil, em que os ícones já seguiam a nova linguagem. Já a parte da câmara fica mais clara.

Não se sabe se o Instagram vai colocar este novo design cá fora, nas nossas apps. Mark Zuckerberg, num dos lives que fez recentemente, mostrou o seu iPhone e nele viu-se um logo diferente para o Instagram, também de tons preto-e-branco: