O Live é a maior novidade do Facebook desde o News Feed


Quando o Facebook introduziu o News Feed em 2006, teve de ouvir as críticas dos seus utilizadores (na altura, cerca de 10 milhões), até então habituados a salta de perfil em perfil para saber as novidades dos amigos. O News Feed foi uma mudança gigante naquela que viria a tornar-se, anos mais tarde, a maior rede social do mundo. Agora, o Facebook lançou um novo feed.

facebooklive_02

Muito em breve, todos nós vamos ter um novo separador na app do Facebook para iOS e Android. Chama-se Live e reunirá todos os livestreams que estiverem a acontecer em dado momento no Facebook. Páginas, figuras públicas, jornalistas e agora todos os utilizadores, eventos e grupos vão poder entrar em directo na plataforma, através do telemóvel.

facebooklive_03

Mark Zuckerberg reuniu parte da sua equipa numa sala para o lançamento global do Live. Até aqui, a funcionalidade estava disponível apenas para uma fracção da rede social. Todos nós vamos poder fazer livestreams nos nossos perfis, em páginas, em eventos ou mesmo em grupos de Facebook.

facebooklive_04

O Live permite partilhar momentos em tempo real através do telemóvel com as pessoas que lhe são importantes – amigos, família ou fãs – e é possível responder aos seus comentários e reacções, em directo. Nos eventos, o Live permite, por exemplo, partilhar momentos divertidos de uma festa para quem não conseguiu ir ou momentos dos bastidores antes da sua actuação.

facebooklive_05

Para tornar o Live mais divertido para os utilizadores comuns, o Facebook vai lançar uma série de ferramentas criativas, a começar com a possibilidade de personalizar as transmissões com um dos 5 filtros disponíveis. Em breve, será possível desenhar por cima do livestreams ou criar um “doodle”.

facebooklive_06

Os vídeos ao vivo são interactivos e permitem aos utilizadores interagirem com o seu público e responderem às suas sugestões e comentários; Facebook observou que as pessoas comentam 10 vezes mais nos livestreams do que nos outros vídeos.

Vamos também poder chamar os nossos amigos para se juntar a um determinado Live, isto é, poderemos enviar um convite a um amigo para assistir a um vídeo ao vivo connosco. Em facebook.com/livemap, acessível através do computador, é possível ter uma ideia dos livestreams que estão a acontecer no mundo em momento. O Live está disponível em mais de 60 países.

facebooklive_07

facebooklive_08

O Facebook vai tornar os vídeos em directo muito mais acessíveis, seja quando estiveres a fazer uma busca na rede social ou a navegar pelos Trending Topics, isto é, pela lista de assuntos que estão a ser mais comentados no Facebook.

facebooklive_09

Ah, e quando estiveres no separador de Live na app móvel do Facebook, a barra de pesquisa no topo servirá para encontrar unica e exclusivamente vídeos (em directo ou não). O novo separador Live chegará à app oficial para iOS e Android do Facebook em breve.facebooklive_10

O Live é a maior novidade do Facebook desde o News Feed. No fundo, o Twitter pode ter começado a revolução do livestreaming com o Periscope, mas é a empresa de Mark Zuckerberg que está a liderá-la. Com o Live, nasceu um novo Facebook dentro do Facebook de sempre.