O novo vídeo de Os Azeitonas é uma animação incrível com argumento de Nuno Markl


Os Azeitonas apresentaram no dia 20 de Abril o seu novo single. Chama-se “Cinegirasol” e teve como inspiração uma carrinha-cinema com o mesmo nome que andava por Odemira, no Alentejo, e que funcionava na lógica de projecção ambulante, ao estilo Cinema Paraíso. Segundo Miguel Araújo, membro da banda, o single ameaçava ser um tema eternamente inacabado pois já estava a ser trabalhado há alguns anos.

Lançada a música, mais do que o Pop Rock melódico a que Os Azeitonas nos habituaram, o que mais nos chamou a atenção foi o vídeo. Um stopmotion imaculado realizado por Bruno Caetano e Rui Telmo Romão, com argumento de Nuno Markl.

A música conta uma história que foi reinterpretada de forma brilhante para a animação. O videoclipe começa com uma narração do que se vai passar, bem ao estilo Star Wars (ou não tivesse a história sido escrita por Nuno Markl) e fala-nos de um rapaz de óculos tímido que está apaixonado pela jovem mais concorrida da aldeia. Entre cenas e peripécias dignas de filme, o vídeo nunca perde a temática cinematográfica, seja porque é dedicado a um cinema, seja porque na história, o rapaz enfrenta personagens como King Kong e ultrapassa grutas assustadoras tal e qual Indiana Jones. No final, o happy ending era fácil de adivinhar.

No seu blog pessoal, Nuno Markl conta que o Cinegirasol pertence a António Feliciano, um cinéfilo que também é proprietário do mítico Cinema GiraSol de Vila Nova de Milfontes, que transporta “magia pura e serviço público” de aldeia em aldeia, com um projector, um lençol branco e cadeiras.

A ideia para o videoclipe foi inicialmente pensada com imagens e actores reais mas, por motivos de produção, não andou para a frente. Markl conta que foi aí que entrou em acção a equipa de Bruno Caetano (responsável pela animação do stopmotion da série Odisseia de Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington), Rui Telmo Romão, Ana Bossa, Ana Esteves, Paula Custódio, Luís Soares, Sara Boiça e Ricardo Mata. O projecto acabou por ser uma co-produção entre o colectivo de animação Col.A, de Bruno Caetano, e a Easylab, que pertence à conhecida produtora Take It Easy.

Cinegirasol – Making of from Col.A on Vimeo.

Neste Making Of podes perceber como funcionou o processo, mas antes disso, a primeira coisa a fazer é ires a correr ver o vídeo. Garantimos que não vais sair desiludido.

Texto de: Rui Sousa
Editado por: Rita Pinto