Orah 4i: a câmara que faz livestreams em realidade virtual


A realidade virtual é a grande tendência do mercado tecnológico do momento. Prova disso é a aposta que as grandes marcas como a LG, Samsung e HTC estão a fazer neste campo, desenvolvendo os seus próprios headsets de realidade virtual.

Com uma nova câmara baptizada de Orah 4i, a empresa VideoStitch decidiu dar um passo mais além: livestreaming em realidade virtual. A Orah 4i permite fazer directos com resolução 4K e funciona com os headsets já existentes: Oculus Rift, HTC Vive, Samsung Gear VR…

A câmara em si não é maior que uma bola de basebol e qualquer tripe lhe serve de base. A Orah 4i é acompanhada de uma pequena caixa chamada Stitching Box, que serve basicamente para juntar todas as gravações e enviá-las para um router, de modo que possam ser visualizadas em qualquer lugar.

É fácil imaginarmos a utilização da Orah 4i em concertos, eventos desportivos ou mesmo no mundo noticioso, permitindo um maior envolvimento de quem quer que esteja a acompanhar as transmissões.

Por enquanto a Orah 4i encontra-se em pré-venda, até 30 de Abril, no site da marca, por 1 575 euros, quando chegar às lojas vamos encontrá-la a custar cerca de 3 154 euros.

O elevado preço em relação à concorrência é explicado pelo facto de oferecer um frame rate mais alto, resolução 4K e som ambisónico. Os quatro microfones que possui em cada lado da câmara, permitem também simular o som 3D aquando do uso em realidade virtual.

Texto de: Rui Antunes
Editado por: Mário Rui André