Prepara-te! O teu Messenger vai ser invadido por bots


O Messenger e o WhatsApp não são brincadeira para o Facebook. Com 900 milhões e mil milhões de utilizadores respectivamente, juntos são responsáveis pela troca de 60 mil milhões de mensagens por dia – um volume três vezes superior ao dos tradicionais SMS (20 mil milhões diariamente).

Enquanto que o WhatsApp é a plataforma de comunicações encriptadas do Facebook, o Messenger é uma plataforma aberta a apps/extensões de terceiros e agora também a bots. Considerada a segunda aplicação mais popular do iOS (a primeira é o Facebook), o Messenger pode ser hoje para chamar um Uber ou fazer check-in num voo da KLM. Esses são apenas alguns exemplos de bots que a Messenger Platform, hoje aberta a todos, pode suportar.

A partir de agora qualquer programador pode criar os seus bots no Messenger, isto é, pequenos robôs dotados de inteligência artifical que são capazes de comunicar com utilizadores comuns como todos nós. Esses bots podem servir para nos dar as notícias, orientar-nos na comprar uns ténis novos, dizer-nos a meteorologia ou ajudar-nos a resolver um problema com o serviço de televisão lá de casa. Já há alguns bots que pode experimentar, como este da CNN: m.me/cnn.

messengerbots_02

Vê, de seguida, algumas demonstrações em vídeo:

Vamos poder pesquisar bots usando a caixa de pesquisa do Messenger, que passará a estar mais presente na aplicação. Vamos também poder iniciá-los através de links como o em cima. O bot pode apresentar-nos uma mensagem de boas-vindas. As nossas interacções com os bots são através de texto ou de botões que clicamos consoante o que queremos. Os bots podem enviar-nos imagens ou pequenos cartões interactivos, por exemplo, com uma pré-visualização de uma notícia.

messengerbots_03

O Facebook anunciou ainda que as marcas vão poder criar anúncios no News Feed que redireccionam os utilizadores para o seu canal no Messenger, assim como colocar botões nos seus sites com ligação directa à app de mensagens do Facebook.

Com a Messenger Platform, o Facebook sonha com um mundo que os utilizadores só precisam de instalar no seu telemóvel o Messenger pois esta app faz tudo. Chamar um Uber? Basta abrir o Messenger. Saber as últimas do mundo? O bot da CNN dá-nos. No aeroporto para embarcar num voo? É melhor ter o Messenger por perto.

Mensagens patrocinadas?

Mensagens patrocinadas também podem estar a caminho do Messenger. O Facebook revelou que está a testar junto de alguns utilizadores esta funcionalidade, que permite às marcas colocarem mensagens no Messenger dos utilizadores. A empresa de Mark Zuckerberg garante que os utilizadores têm total controlo sob estas mensagens patrocinadas, podendo bloqueá-las.