Quanto tempo é que a Apple espera que o teu Mac ou iPhone dure?


Limitar o ciclo de vida dos produtos é uma estratégia comum entre as empresas tecnológicas para garantir periodicidade de receitas. A duração restrita de telemóveis e computadores é ajudada pela natural evolução do hardware e software. As apps, por exemplo, vão ficando mais exigentes ao nível de processador e de memória RAM, por exemplo, com o passar do tempo.

Recentemente, no âmbito de uma campanha comercial intitulada “Apps for Earth”, a Apple revelou quanto tempo espera que os seus gadgets durem nas nossas mãos. Um iPhone, iPad ou Apple Watch tem a duração média de 3 anos, enquanto que um Mac ou Apple TV deverá durar 4 anos.

“Os anos de uso, que têm por base os primeiros proprietários, deverão rondar os quatro anos para os OS X e aparelhos tvOS e três anos para os iOS e watchOS”, esclarece a empresa no seu site.

Sempre que é anunciada uma nova versão do iOS, uma das primeiras coisas que queremos saber é se vai ser compatível com o nosso iPhone ou iPad. Por exemplo, o iOS 8, lançado em 2014, deixou de lado o iPhone 4, um equipamento com 4 anos à data. Já o iOS 9 (2015) ainda pôde ser instalado num iPhone 4S (2011). É expectável que este telemóvel já não receba o iOS que será lançado este ano.

A par das actualizações de software, a Apple recorrentemente considera equipamentos obsoletos, isto é, deixa de dar suporte aos mesmos em caso de avaria, por exemplo.