Se usas Windows, podes instalar estas 3 apps novas do Facebook


Agora existem apps do Facebook e do Messenger para PCs/tablets Windows 10, bem como uma app decente do Instagram para telemóveis com o sistema operativo Windows 10 Mobile. São, assim, 3 apps da empresa de Mark Zuckerberg para quem usa Windows.

Começando pela app do Messenger, esta incluí as funcionalidades que já podemos encontrar nas versões para iOS e Android, bem como no site messenger.com. Ou seja, vais poder enviar stickers e GIFS, criar conversas de grupo e partilhar fotos. Chamadas e videochamadas não estão disponíveis neste lançamento.

Já a app do Facebook é uma réplica da experiência que encontras no facebook.com, incluindo News Feed, perfis, páginas e eventos. As apps do Facebook e do Messenger fazem uso dos recursos do Windows 10, como os Live Tiles, permitindo acompanhar as notificações no menu Start.

Para já, estas duas apps estão disponíveis apenas para PCs e tablets com Windows 10 instalado, através da Windows Store. O Facebook e o Messenger deverão chegar aos telemóveis da Microsoft (Windows 10 Mobile) ainda este ano.

Por seu lado, o Instagram é exclusivo do Windows 10 Mobile e inclui todas as funcionalidades que já nos habituámos a ver nas apps iOS e Android. Isto é, mensagens directas, a possibilidade de usar mais que uma conta em simultâneo e o novo separador Explore estão disponíveis.

O Instagram para Windows 10 Mobile também suporta Live Tiles, mostrando as notificações directamente no home screen do telemóvel. A app pode ser descarregada através da Windows Store.

Tanto o Facebook, como o Messenger e o Instagram já estavam disponíveis no ecossistema Windows, mas as suas respectivas apps eram limitadas ao nível de funcionalidades. A do Instagram, por exemplo, não permitia a partilha de vídeos, nem incluía mensagens directas. Estas 3 novas apps são Universal Apps, isto é, estão preparadas para qualquer dispositivo Windows 10 e, do lado de Mark Zuckerberg, há a promessa de serem actualizadas regularmente.