Segundo fim-de-semana de Coachella transmitido em directo e em 360º no YouTube


Arranca este sábado mais um fim-de-semana de Coachella, o segundo da edição de 2016 do festival californiano. E há uma novidade: alguns dos concertos serão transmitidos em directo, em 360º e com áudio espacial através do YouTube, para uma experiência de vídeo ainda mais imersiva.

O Coachella foi o momento escolhido para o YouTube estrear a sua nova funcionalidade de livestreaming em 360º e com audio espacial. Significa isso que vais poder assistir a actuações de artistas conhecidos com uns óculos de realidade virtual (Gear VR, Oculus Rift, HTC Vive ou Google Cardboard) e sentir-te quase lá. Também poderás ver aos concertos no computador ou telemóvel, usando o rato ou rodando o dispositivo para “navegar” na transmissão.

Graças ao audio espacial, será possível escutar os sons ao redor tal como acontece na vida real, onde a profundidade, a distância e a intensidade têm um papel destacado. Esta tecnologia estará disponível não só em livestreams, mas também em todos os vídeos 360º previamente gravados – e não será exclusiva do Coachella.

Aliás, para garantir que todos os youtubers têm acesso aos directos em 360º e com audio espacial, o YouTube está a trabalhar com algumas empresas de software como a VideoStitch e a Two Big Ears.

“O mais interessante da narração de histórias com a tecnologia de 360º é o permitir desfrutar de experiências de qualquer tipo em qualquer parte do mundo. Um estudante pode assistir a um evento académico que esteja a ter lugar no outro lado do mundo, os amantes de viagens poderão deslocar-se a locais mais distantes que ainda não conhecem ou podemos, por exemplo, mergulhar no mar profundo, e tudo sem as limitações físicas do mundo real”, lê-se no blogue do YouTube. “O que eram antes experiências limitadas, agora passam a estar disponíveis a todos os indivíduos em qualquer lugar e em qualquer momento.”

coachellayt360_02

Voltando ao Coachella, reserva as noites de hoje e de amanhã para assistires aos concertos de Guns N’ Roses, Ice Cube, Run The Jewels e Matt & Kim, entre outros, em 360º através do canal do Coachella.

Sábado, 23 de Abril:

  • Guns N’ Roses: (por definir)
  • CHVRCHES: 2h10
  • Gary Clark Jr.: 23h35
  • Moon Taxi: 22h30
  • Run The Jewels: 0h55
  • Ice Cube: 5h05

Domingo, 24 de Abril:

  • Nathaniel Rateliff: 22h30
  • Matt & Kim: 0h55