Todas as músicas têm um lugar, as de Tom Waits estão num mapa interactivo


Podemos começar por Portugal que aparece referenciado no mapa por causa do excerto: “In a Portuguese saloon / A fly is circling around the room.”. A canção chama-se “The Part You Throw Away” e faz parte do álbum de 2002, Blood Money. Não fomos deixados de fora neste mapa interactivo que reúne as cidades e os países mencionados em canções do Tom Waits.

Desde os Estados Unidos da América, com maior fatia de inspiração, até à Indonésia com apenas uma canção, o artista espalhou um pouco das suas interpretações por todo o mundo. Porque afinal, a música é universal e toca a todos.

tomwaitspt

A ideia partiu de Jonas Nordström, um sueco que dedica parte do seu tempo ao desenvolvimento da plataforma WordPress, e que com The Tom Waits Map aprofundou o nosso conhecimento face às músicas e álbuns deste artista. Para além de pequenos excertos das canções, dignas de guardar para a posteridade, cada um dos pontos do mapa tem uma ligação para o Spotify, onde é possível ouvir a interpretação em causa.

O objetivo é que o projeto cresça e desenvolva e para isso, Jonas Nordström está a aceitar doações através do Paypal. Uma das grandes conclusões do mapa interativo é, que muito embora a nacionalidade norte-americana tenha peso na inspiração de Tom Waits, a sua música acaba por estar distribuída por vários locais, sem que o desenvolvimento ou a riqueza dos países seja o fator decisivo na inspiração.

Texto de: Rita Neves Costa
Editado por: Rita Pinto