Um guia para transformar plástico velho em novos objectos

Dave Hakkens e o seu Precious Plastic explicam-te como o podes fazer.

Dave Hakkens está de volta. Depois do burburinho que gerou com Phoneblocks, o telefone modular, o mais recente projeto do designer holandês chama-se Precious Plastic e tem como objetivo tornar a reciclagem do plástico num processo local.

O plástico é um material fundamental para a nossa vivência, encontramo-lo nos mais diversos objetos do nosso quotidiano e, sem ele, a sociedade contemporânea seria drasticamente diferente. Por outro lado, facilmente deitamos fora esse mesmo material tão essencial. Por que motivo estas duas realidades aparentemente contraditórias coexistem? Esta questão é o ponto de partida para Precious Plastic.

Segundo Hakkens, o problema da forma desenfreada como consumimos plástico enquanto sociedade reside na dimensão industrial em que ele é produzido. Os grande produtores de plástico preferem produzir plástico novo em vez de transformar o já existente, para não correrem o risco de danificar máquinas que representam investimentos avultados. Naturalmente, a questão não se resume somente a essa condicionante, mas a mesma é motivo suficiente para sustentar o novo projeto de Dave Hakkens.

A proposta de Precious Plastic não passa por mudar a produção industrial de plástico, mas antes por tornar cada um de nós em agentes ativos na reciclagem desse material precioso. Para tal, Dave Hakkens construiu as máquinas necessárias para transformar plástico inutilizado em novos objetos e disponibilizou as suas plantas gratuitamente na internet, assim como vídeos com todas as instruções. Todas as máquinas são relativamente pequenas e podem ser montadas e operadas por qualquer entusiasta. Igualmente, foram pensadas de forma modular e têm em conta a diversidade do planeta. Dessa forma, os componentes utilizados estão disponíveis em qualquer geografia do globo, seja em lojas de materiais ou sucatas, e a montagem das máquinas pode ser facilmente adaptada à disponibilidade dos mesmos.

O projeto é complementado com informação variada e vital para o seu sucesso, como, por exemplo, a que temperatura exata derrete cada diferente tipo de plástico. Paralelamente, Precious Plastic tem o aspeto positivo de nos incentivar a torná-lo rentável. Com as máquinas concebidas pelo designer holandês podemos transformar plástico velho em novos objetos, que podem depois ser vendidos. Entre as sugestões mais interessantes dadas por Hakkens estão os filamentos de plástico. Estes rolos coloridos vão seguramente conhecer uma procura crescente à medida que as impressoras 3D se estão a tornar cada vez mais mais acessíveis e fáceis de utilizar.

Se tens algum espaço livre e jeito para a bricolage, podes levar a defesa do ambiente um pouco mais além, ao mesmo tempo que crias o teu próprio negócio. Basta seguires a documentação colocada à disposição por Dave Hakkens. Se ainda assim tiveres dificuldades, o fórum de entusiastas do Precious Plastic, entre os quais participa o próprio criador do projeto, está sempre disponível para te ajudar.