5 mil euros para redesenhares o cartão Andante


Os bilhetes dos transportes públicos do Porto vão ser redesenhados. A Transportes Intermodais do Porto (TIP), empresa gestora do sistema Andante, está à procura de designers interessados em criar uma nova identidade de marca para os cartões azuis e amarelos da cidade.

O desafio é dirigido a todos os artistas individuais com mais de 18 anos, bem como a empresas que tenham por objecto o design gráfico, sendo que a data limite para candidaturas é dia 13 de Junho.

Segundo a TIP, o novo grafismo do Andante deve “reflectir e reforçar uma atitude positiva face aos transportes públicos, de forma criativa e inovadora”. O regulamento do concurso está disponível aqui.

O vencedor do concurso receberá 5 mil euros e também verá o seu trabalho nas mãos de milhares de pessoas, diariamente. Cada uma das 5 melhores propostas seleccionadas pelo júri receberá 500 euros.

O sistema Andante foi introduzido há 14 anos no Porto. Hoje confunde-se com os transportes da área metropolitana da Invicta, ao estar presente não só no Metro do Porto e nos autocarros da STCP, mas também noutras empresas como a Resende, a Valpi e a Espírito Santo, e nos autocarros turísticos.