A Google fez um “WhatsApp” inteligente e o FaceTime que nunca tivemos


A Google organizou, esta semana, aquela que é a sua principal conferência do ano e, naturalmente, as novidades apresentadas foram mais do que muitas. Entre equipamentos e novidades no Android, a gigante das buscas apresentou duas aplicações de conversação que trazem muitas novidades e pretendem concorrer diretamente com produtos semelhantes da Apple e da Microsoft. E o melhor de tudo: são multiplataforma.

A Allo e a Duo são duas apps de conversações destinadas, respetivamente, para texto e para vídeo. Mas calma, não se tratam apenas de “mais duas” a juntar às muitas que já existem, e os complementos podem fazer-te repensar nos serviços que estás atualmente a utilizar. Mas vamos por partes.

Allo: um “WhatsApp” inteligente

Com a baixa popularidade do Hangouts, a Google trouxe uma nova app de conversações instantâneas para abanar o mercado. À semelhança do WhatsApp, o login é feito através do número de telemóvel, querendo isto dizer que não tens de te registar com o email nem fidelizar com qualquer tipo de serviço adicional da Google.

googlealloduo_02

Ao início, tudo parece semelhante – é possível trocar mensagens de texto, fotografias, emojis, e até personalizar o tipo de letra antes de enviar, função que a Google chama de WhistleShout – mas há uma funcionalidade que faz toda a diferença: a presença do Google Now dentro da própria app.

Sim, a Google incluiu a sua assistente virtual para te ajudar a resolver algumas questões que tenhas. Em vez de falares para o smartphone e perguntar como está o tempo, por exemplo, podes fazer tudo isto através de uma conversa com o @google, como um message bot bastante intuitivo.

googlealloduo_03

Mas mais do que um chat em privado, a Google faz questão de se “meter” nas conversas dos teus amigos com o Google Now para simplificar a tua vida. No exemplo dado pelo The Verge, o sistema sugere respostas como “Felicidades!” quando o teu amigo te envia uma fotografia da sua cerimónia de licenciatura, por exemplo, porque reconhece os elementos da foto. Se alguém diz “vamos jantar italiano hoje?”, a Google sabe que estão a fazer planos e oferece uma busca por restaurantes italianos à distância de um clique. E tudo sem sair da app.

Assustador? Um pouco. Invasivo? Isso depende de ti. Se achaste a app interessante mas não queres que a Google aceda às tuas mensagens, existe, à semelhança de no Google Chrome, um modo incógnito onde tudo o que é enviado é apenas visto pelo destinatário e remetente. Não há Google Now incluído, mas há certamente mais privacidade.

googlealloduo_04

Duo: o FaceTime que nunca tivemos

Allo é para foto, Duo é para vídeo. E pronto, é isso.

Na verdade há mais para dizer, mas a base da aplicação é precisamente e unicamente fazer conversas de vídeo em tempo real e pesará à volta de 5 MB no armazenamento interno do dispositivo. A interface é bastante simples e fácil de utilizar, por isso a curva de habituação na eventualidade de vires de outro serviço, como o FaceTime, não será muito drástica.

Quando fazes uma chamada a um amigo através da Duo, e o seu smartphone recebe a notificação, entra a primeira e a grande novidade: os teus amigos já te estão a ver ainda antes de atender ou recusar a chamada – ou seja, se vais anunciar ao teu amigo que lhe vais oferecer bilhetes ou cantar os “parabéns”, poderás já fazer um preview daquilo que ele pode esperar.

Para além disso, a aplicação foi fruto de muitas horas de trabalho pela equipa de programação da Google para que possa ser utilizada mesmo até quando a ligação móvel é relativamente fraca, bem como para a chamada não se perder quando a internet utilizada passa do sinal wifi para a rede 4G.

googlealloduo_05

Regra geral, estes parecem ser dois ótimos serviços, tanto para iOS como para Android, que pretendem melhorar e em alguns casos facilitar as conversas que tens com os teus amigos. Mas aqui surge um problema: para as poderes utilizar, estás dependente de outras pessoas que também a utilizem, a menos que apenas queiras falar com a Google. Serão estas novidades suficientes para a Google rivalizar com o WhatsApp, Skype e Messenger?

O Allo e o Duo fazem uso do sistema Google Assistant.