Como o Facebook e a Google querem matar as apps de “ler mais tarde” que tão bem conheces


O Pocket é, de longe, uma das melhores formas de guardar tudo aquilo que vemos na Internet para mais tarde. Artigos, vídeos, fotos, músicas… basta clicar num botão para arquivarmos esse conteúdo, seja porque não temos tempo no momento, seja porque ele nos vai dar jeito para um trabalho qualquer.

Com app para telemóveis e tablets e extensões para os principais browsers, o Pocket é uma solução prática e multi-plataforma. Como o Pocket existem outros serviços idêntico. O Readability e o Instapaper são apenas duas boas alternativas.

Facebook expande funcionalidade Save

Também o Facebook já entrou neste campo do “ler mais tarde”. Desde 2012, que é possível guardar numa lista privada praticamente tudo o que vemos no Facebook – desde posts dos nossos amigos a vídeos engraçados, fotos, links ou eventos. É uma funcionalidade que tem 250 milhões de utilizadores e que dá bastante jeito num News Feed em constante agitação.

savelaterfbgoogle_02

Agora o Facebook vai expandir a sua funcionalidade Save para fora da web. Sites e apps vão poder integrar um novo botão “Save To Facebook”, que permite aos seus leitores e utilizadores guardar artigos e vídeos na sua conta de Facebook para mais tarde. Para já, podes encontrar esse botão no Product Hunt.

“Save to Google” é agora um botão

A Google decidiu também criar uma alternativa às apps de “ler mais tarde” como o Pocket. Há um novo botão “Save to Google” que podes instalar no browser Chrome para facilmente guardares artigos e outros conteúdos para depois.

Podes adicionar tags e depois ver tudo o que guardaste, em qualquer lado, em google.com/save.

savelaterfbgoogle_03

savelaterfbgoogle_04

“Save To Inbox” para o caso de quereres tudo no mesmo sítio

Se és adepto do ter tudo centralizado e se usar o “Save To Google” significa para ti usar mais um site, tens uma alternativa: “Save To Inbox”. É um novo botão que funciona integrado no Inbox by Gmail. Podes instalar a extensão para Chrome e guardar qualquer página ou site no teu Inbox.

O que guardaste não só aparece listado na caixa de entrada, como numa secção específica, intitulada “Saved”. O “Save To Inbox” também te permite partilhar rapidamente links via e-mail.

savelaterfbgoogle_06

savelaterfbgoogle_07