Esquece o Speedtest. O Netflix fez um medidor de velocidade muito melhor


Quando queres saber se a net de tua casa está fixe, vais ao speedtest.net para te indicar as velocidades de upload e download actuais. Contudo, este site consegue ser um pouco confuso, com relatórios de ping, latência, instabilidade do sinal e outros parâmetros complexo.

Fast.com é um medidor de velocidade criado pelo Netflix. Básico e minimal, o site começa a monitorizar a tua velocidade de download mal é acedido. O Fast.com é uma forma simples de estimares a velocidade disponibilizada pelo seu ISP. Não se trata de uma aplicação de diagnóstico e análise que um engenheiro de rede vá usar.

Para calcular a estimativa, o Fast.com realiza uma série de transferências a partir dos servidores da Netflix. A ferramenta funciona globalmente em qualquer dispositivo (telefone, portátil ou até mesmo numa TV com browser).

O site foi desenvolvido pelo Netflix, que quer dar aos assinantes “uma forma simples, rápida e gratuita de estimar a velocidade disponibilizada pelo seu ISP”. Diz a empresa que se os resultados do Fast.com e de outros testes de velocidade mostrarem frequentemente uma velocidade inferior à que está a pagar, poderá questionar directamente a operadora (ISP).