Notas de 500 euros vão acabar


As notas de 500 euros vão deixar de ser produzidas no final de 2018. A decisão é do Banco Central Europeu (BCE) e é vista com bons olhos pelas autoridades policiais, que têm vindo a denunciar a popularidade das notas de grande valor em actividades ilícitas.

As actuais notas de 500 euros vão manter-se em circulação e a ter valor legal. Vão também poder ser trocadas nos bancos centrais nacionais na zona euro por tempo indeterminado. “A emissão de notas de 500 euros vai ser parada por volta do final de 2018, quando as notas de 100 e 200 euros da série Europa começarem a ser introduzidas”, refere o comunicado do BCE.

A série Europa traz um conjunto de alterações ao nível de design das notas e também dos elementos de segurança das mesmas. A nota de 5 euros foi a primeira a ser colocada em circulação, em Maio de 2013, seguindo-se a nota de 10 euros em Setembro de 2014 e a nota de 20 euros em Novembro de 2015.

“O conselho de governadores do BCE concluiu a revisão da estrutura de denominação da série Europa. Decidiu parar a produção da nota de 500 euros e excluí-la da série Europa, tendo em conta os receios que esta nota pode facilitar atividades ilícitas”, lê-se no mesmo documento.