O Sequeira já está no lugar certo


O Museu Nacional de Arte Antiga alcançou a meta necessária para adquirir o quadro A Adoração dos Magos, de Domingos António Sequeira. A campanha Vamos Pôr o Sequeira no Lugar Certo tinha como objetivo reunir os 600 mil euros que custava a obra.

A iniciativa de crowdfunding do MNAA começou em outubro de 2015 e durante seis meses foi angariando contributos de toda a sociedade. O esforço foi coletivo, contribuíram desde pessoas individuais até grandes instituições. No entanto, a viagem nem sempre foi fácil. A fraca tradição de iniciativas do género em Portugal e uma campanha que nem sempre soube estar à altura desse desafio fizeram com que a um mês do final ainda faltassem dois terços do valor total.

O fim da campanha estava mais perto do que nunca e ainda tinham de ser recolhidos 400 mil euros. As perspetivas não eram as melhores, mas tudo mudou com o contributo da Fundação Aga Khan. O generoso contributo de 200 mil euros feito por esta instituição veio mudar o rumo deste crowdfunding. De repente, o valor reunido ascendia a dois terços do total e a campanha ganhava novo entusiasmo. Deixava de ainda faltarem 400 mil euros para já só faltarem 200 mil euros.

O exemplo dado pela Fundação Aga Khan foi determinante. Tanto pelo valor do donativo, como pelo entusiasmo que veio injetar em toda a iniciativa. Esse momento foi de tal forma importante que o MNAA conseguiu recolher os restantes 200 mil euros em um mês. Antes da ajuda da fundação, tinham sido necessários os primeiros cinco meses da campanha para atingir igual valor.

Mais do que adicionar uma obra ao acerco do maior museu nacional, algo que por si próprio já é um feito assinalável, esta iniciativa do MNAA veio mostrar que é possível mobilizar a sociedade portuguesa em prol da cultura. Porém, dado tratar-se de um caso isolado, uma vez que nenhuma campanha anterior deste género alcançou a mesma dimensão, resta esperar que outras iniciativas com objectivos semelhantes se repitam para o confirmarmos.