O telemóvel modular da Google está quase a ir para as tuas mãos


Lembras-te do Project Ara? Estamos a falar daquele projeto que consistia num smartphone composto por módulos e que te permitia personalizar as peças do teu smartphone para que ficasse à tua imagem e com aquilo de que mais precisavas. Depois de alguns meses sem fazer correr tinta, a Google publicou esta semana um vídeo onde mostra os avanços conseguidos e promete até uma versão “final” para o fim deste ano.

O Google I/O foi o palco escolhido para a Google mostrar os avanços no Project Ara, um smartphone modular que tem estado nas bocas do mundo há bastante tempo e que era até prometido para 2015. Depois de muitos rumores e previsões, eis que surge a confirmação de que vão começar a chegar os primeiros modelos para programadores no fim deste ano, e que o consumidor final vai poder adquirir o seu Ara já em 2017.

googleara2017_02

googleara2017_03

O conceito é óptimo e permite aos utilizadores equipar o seu telemóvel não só com as apps que quiserem mas também com o hardware que bem entenderem. Gostas de fotografia? Compras uma câmara mais capaz. Preferes umas colunas bem audíveis? Equipas o teu smartphone para que a música se possa ouvir no apartamento inteiro. O processador do equipamento já não aguenta com as tuas exigências? Não precisas de comprar um produto novo, basta comprar um módulo novo. E os exemplos não se ficam por aqui.

googleara2017_04

No vídeo que partilhamos em cima, existem módulos com um ecrã e-ink, para widgets, microfones e até um módulo que, quando pressionar, pode executar uma tarefa específica, como chamar um uber. As possibilidades são infinitas e mal podemos esperar para que as possamos aplicar na vida real.