Que nome darias ao Android N? A Google quer saber


Foi em Março que a Google apresentou o primeiro preview do Android N, a próxima versão do Android, que será lançada no Outono. Em Abril, a empresa disponibilizou uma segunda build do Android N. Agora, em Maio, à margem da conferência Google I/O, deixou os programadores mexerem em mais uma versão do novo sistema operativo.

Do ponto de vista do utilizador, os novos previews do Android N não acrescentam muito ao que já se sabia. Performance, produtividade e segurança foram os três pontos nos quais a equipa da Google se focou no desenvolvimento daquela que será a versão 7.0 do sistema operativo móvel mais usado no mundo. De uma forma resumida, o Android N vai permitir ter duas apps a correr lado a lado e ainda responder mensagens directamente na notificação.

nameandroidn_02

Para além de novidades ao nível de performance, bateria, gráficos e poupança de dados que só um bom programador consegue entender, o Android N traz o pacote de emojis mais recente, o Unicode 9, com variações de tons de pele e novos bonecos amarelos. Vais ter também a opção “Clear All” na interface de multi-tasking para poderes fechar todas as apps activas ao mesmo tempo. Se tiveres uma televisão Android TV lá por casa, o N vai permitir-te ver vídeos do YouTube ou conteúdos de outras apps numa pequena janela enquanto fazes coisa qualquer no ecrã.

Queres experimentar o Android N? Então, só precisas de ir a android.com/beta e inscrever-te no Android Beta Program. Se não estiveres para aí virado, podes simplesmente ajudar a Google a decidir o nome final do sistema operativo. Anualmente, a empresa lança previews das novas versões do Android com nomes de código, antes de apresentar a sua designação final. Foi assim com o Android L e com o Android M, que mais tarde foram designados Lollypop e Marshmallow, respectivamente.

Quanto ao N, a empresa quer as tuas ideias. Não vale “Nazi”, “Nude” ou “Nipple” pelos motivos óbvios. Mas… porque não “Noodles” ou “Nutella”? Faz as tuas apostas em android.com/n.