Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
De 21 a 24 de Julho, Barcelos abre portas ao Milhões de Festa, e o Milhões abre portas ao mundo — um universo vasto, para o qual convidamos guias e gurus experimentados na suas órbitas complexas. A começar, teremos os mais conhecedores dos artistas que recebemos, os mais rodados e sempre justificados Riding Pânico, que, com a sua habitual actuação, acumulam o papel de curadores, levando até Barcelos as contribuições de Marvel Lima e Quelle Dead Gazelle.
Ao longo da semana, vão ser reveladas todas as curadorias deste Milhões de Festa, que agitarão as tardes quentes do palco Taina e servirão de aperitivo para todas as iguarias a enriquecer a vista sobre as margens do rio Cávado. Serão quatro, de várias nacionalidades e invariavelmente prementes, com o toque inconfundível de cada um dos curadores a estender o campo gravitacional do sistema triangular.
Estas contribuições à programação juntam-se à já anunciada da promotora britânica Baba Yaga’s Hut, que proporcionarão actuações de Part Chimp, Tomaga e Evil Blizzard em Barcelos.
Riding Pânico
Tocaram em todos os palcos e em todas as edições do Milhões, esgotaram-nos as palavras para os descrever, saturaram o prefixo “pós” com milhentas abordagens e recolheram sob o nome Riding Pânico algumas das figuras mais essenciais do underground português; para 2016, cabe-lhes o único papel que não assinaram em Barcelos, o de curadores – claro, a Bela será sempre o Monstro, mas desta vez leva amigos para não parecer tão feia em comparação.
Quelle Dead Gazelle
É aquela cena. Pegas na‘quela guitarra, juntas-lha‘quela bateria e tens a base de todas as equações rock possíveis, imagináveis e quantificáveis — com base nessa tabuada de riffs, os Quelle Dead Gazelle redefiniram prioridades e abordagens, prefixandose de forma pósmoderna, em constante dúvida, para se projectarem numa viagem instrumental pelas melodias sinuosas de quem fala apenas com os instrumentos, sempre com um ascendente no post rock, nos épicos crescendos e em descargas de electricidade incontíveis. São repetentes no Milhões, pelo que sabemos que têm força no pé e que são de estoiros; tenham cuidado à baliza com estes meninos escolhidos pelos Riding Pânico.
Marvel Lima
Estão no quase há tanto tempo que parece mentira: mas é já este ano que os Marvel Lima, depois de namoros constantes e incessantes insinuações, se estreia com um álbum a solo. Porque “Mi Vida” é a epitome da boa onda rockeira e já não serve para satisfazer desejos de requinto pop, o quinteto apresentará o registo debutante no pico do calor, com as melodias quentes a justificarem a tarde soalheira que os receberá. Vêm a Barcelos pelas mãos dos curadores Riding Pânico, doutorados em várias formas de rock, e de Milhões.
O Milhões de Festa regressa ao Parque Fluvial de Barcelos nos dias 21, 22, 23 e 24 de Julho e os bilhetes estão à venda nos locais habituais. Os preços dos ingressos gerais subirão a 10 de Maio para os 55 euros, antes de se fixarem nos 60 euros no dia 20 de Julho. Os bilhetes diários serão colocados à venda assim que a programação estiver completa e distribuída por dias.