Riding Pânico de regresso ao Milhões de Festa, desta feita também como curadores


De 21 a 24 de Julho, Barcelos abre portas ao Milhões de Festa, e o Milhões abre portas ao mundo — um universo vasto, para o qual convidamos guias e gurus experimentados na suas órbitas complexas. A começar, teremos os mais conhecedores dos artistas que recebemos, os mais rodados e sempre justificados Riding Pânico, que, com a sua habitual actuação, acumulam o papel de curadores, levando até Barcelos as contribuições de Marvel Lima e Quelle Dead Gazelle.

Ao longo da semana, vão ser reveladas todas as curadorias deste Milhões de Festa, que agitarão as tardes quentes do palco Taina e servirão de aperitivo para todas as iguarias a enriquecer a vista sobre as margens do rio Cávado. Serão quatro, de várias nacionalidades e invariavelmente prementes, com o toque inconfundível de cada um dos curadores a estender o campo gravitacional do sistema triangular.

Estas contribuições à programação juntam-­se à já anunciada da promotora britânica Baba Yaga’s Hut, que proporcionarão actuações de Part Chimp, Tomaga e Evil Blizzard em Barcelos.

Riding Pânico

Tocaram em todos os palcos e em todas as edições do Milhões, esgotaram­-nos as palavras para os descrever, saturaram o prefixo “pós” com milhentas abordagens e recolheram sob o nome Riding Pânico algumas das figuras mais essenciais do underground português; para 2016, cabe-­lhes o único papel que não assinaram em Barcelos, o de curadores – claro, a Bela será sempre o Monstro, mas desta vez leva amigos para não parecer tão feia em comparação.

Quelle Dead Gazelle

É aquela cena. Pegas na‘quela guitarra, juntas­-lha‘quela bateria e tens a base de todas as equações rock possíveis, imagináveis e quantificáveis — com base nessa tabuada de riffs, os Quelle Dead Gazelle redefiniram prioridades e abordagens, prefixando­se de forma pós­moderna, em constante dúvida, para se projectarem numa viagem instrumental pelas melodias sinuosas de quem fala apenas com os instrumentos, sempre com um ascendente no post ­rock, nos épicos crescendos e em descargas de electricidade incontíveis. São repetentes no Milhões, pelo que sabemos que têm força no pé e que são de estoiros; tenham cuidado à baliza com estes meninos escolhidos pelos Riding Pânico.

Marvel Lima

Estão no quase há tanto tempo que parece mentira: mas é já este ano que os Marvel Lima, depois de namoros constantes e incessantes insinuações, se estreia com um álbum a solo. Porque “Mi Vida” é a epitome da boa onda rockeira e já não serve para satisfazer desejos de requinto pop, o quinteto apresentará o registo debutante no pico do calor, com as melodias quentes a justificarem a tarde soalheira que os receberá. Vêm a Barcelos pelas mãos dos curadores Riding Pânico, doutorados em várias formas de rock, e de Milhões.

O Milhões de Festa regressa ao Parque Fluvial de Barcelos nos dias 21, 22, 23 e 24 de Julho e os bilhetes estão à venda nos locais habituais. Os preços dos ingressos gerais subirão a 10 de Maio para os 55 euros, antes de se fixarem nos 60 euros no dia 20 de Julho. Os bilhetes diários serão colocados à venda assim que a programação estiver completa e distribuída por dias.