SpaceX planeia enviar cápsulas para Marte já em 2018


A SpaceX anunciou, na semana passada, a intenção de aterrar as suas cápsulas Dragon em Marte já em 2018. Este anúncio reforça o já conhecido objetivo de Elon Musk, CEO da SpaceX, de enviar humanos para o nosso planeta vizinho.

Depois do sucesso da aterragem do seu foguetão Falcon 9 no meio do mar, a SpaceX prepara agora o envio e aterragem da cápsula Red Dragon no Planeta Vermelho. Esta cápsula é uma versão do modelo Dragon, já usado pela empresa de Elon Musk para o transporte de carga entre o nosso planeta e a Estação Espacial Internacional. Este novo modelo irá incorporar oito motores SuperDraco que irão permitir a a descida e a aterragem da cápsula de forma controlada na superfície de Marte, usando assim a técnica de aterragem de propulsão já utilizada aquando das aterragens bem conseguidas do Falcon 9 em terra e no mar.

Falcon Heavy é o nome do foguetão que incorporará a cápsula Red Dragon e é um modelo maior e mais poderoso do Falcon 9, com capacidade de transportar cerca de 54 toneladas – o equivalente a 737 aviões a jato com passageiros, tripulação, bagagem e combustível.

Este anúncio marca assim o início do que poderá a vir a ser o marco mais importante na história da exploração aeroespacial – o envio de pessoas e a colonização de outros planetas. Para que tal aconteça, é necessário enviar previamente toneladas de equipamento e mantimentos para Marte, de modo a que os primeiros colonizadores tenham todas as condições para sobreviver e prosperar neste planeta. As missões Red Dragon da SpaceX serão assim crucias nesta primeira etapa de colonização.

spacexmarte2018_02

Elon Musk prometeu divulgar todos os pormenores desta missão e futura colonização de Marte em Setembro no Congresso Internacional Aeronáutico em Guadalajara, no México.

Texto de: Sofia Ferreira
Editado por: Mário Rui André