The School of Life é um canal de YouTube que te ensina aquilo que não dás na escola

Vídeos que te ensinam a lidar com a tua inteligência emocional.

Alain de Botton, famoso filósofo e escritor suíço, é uma das pessoas por trás de uma das contas mais brilhantes de YouTube que nós queremos que tu conheças: School of Life. Através de pequenos e animados vídeos, o canal propõe-se a explicar-te relações, ansiedades, emoções e outras coisas que não te ensinam na escola. O School of Life é a verdadeira escola da vida, sem ideologias e de mente aberta. Os vídeos são “descomplicómetros” da nossa inteligência emocional.

Vejamos exemplos. O canal explica-nos coisas tão simples quanto: o porquê das pessoas se traírem umas às outras ou a fórmula perfeita para uma relação – qual é a dosagem certa entra a distância e a proximidade.

Um dos vídeos fala exactamente sobre algo que todos nós já vivemos. Quem são efectivamente as pessoas por quem nos conseguimos apaixonar? A atracção pelo outro não está exclusivamente relacionada com adjectivos óbvios como o facto de ser carinhoso, bonito ou educado. A verdadeira química existe muitas vezes num grupo social que não nos diz nada, como aquele tipo de pessoas que julgamos menos inteligentes ou responsáveis do que nós… ou até mesmo aquelas pessoas com interesses opostos e que carregam consigo um feitio bem terrível! Sim, são elas que mais tarde nos vão fazer pensar: porque raio me apaixonei por ele/a?

A resposta, segundo Alain, parece simples… Porque nós não procuramos quem nos faça bem mas sim quem nos soe familiar. E porque durante o nosso crescimento todos aqueles que nos educaram nem sempre foram justos ou queridos connosco. Foram severos e preponderantes. E porque raio quereremos nós repetir algo que nos magoou tanto no passado? Porque no fundo, no nosso inconsciente, essas foram as nossas “relações de amor”.

Não acharam fabuloso? Algo tão complexo e inato é explicado de forma breve e sucinta. O botão do “descomplicador” foi ligado e desde assuntos económicos à cultura pop, estes vídeos parecem ser autênticos milagres para o nosso quotidiano. (É que nem conceitos como arte e masturbação, sexting e sexyness são esquecidos).

School of Life defende que nunca é tarde para aprender certos tópicos capazes de te salvar do cataclismo. É que, inevitavelmente, vais descobrir a razão pela qual muito provavelmente vais casar com a pessoa errada. Se é que já não casaste.

schooloflife_03

schooloflife_04

schooloflife_05

schooloflife_06

Semanalmente há vídeos novos no YouTube do School of Life, elegantemente ilustrados e muitos deles narrados pelo próprio Alain de Botton. O canal começou em Setembro de 2014 e atingiu um milhão de subscritores no início deste mês de Maio. Além do YouTube, School of Life é mesmo uma escola! O projecto inclui aulas, workshops e sessões de terapia, edita livros e colecções como Toolkit for LifeLife Lessons ou How to Be a Leader. Na loja online, podes encontrar também jogos tradicionais com cartões para te ajudar rever a tua vida ou a lidar com crises profissionais, por exemplo.

schooloflife_07

Há escolas físicas em Londres, Amesterdão, Paris, Istanbul, Zurique ou São Paulo. Para continuarmos nos exemplos, algumas das palestras a que podes assistir nas escolas são “Como ser mais criativo?” ou “Como gerir o stress?”

“Fascinamo-nos com as questões que não são abordadas suficientemente na escola ou faculdade: como funcionam as relações? O que é um trabalho significativo? Como pode o amor durar? Como podemos encontrar a calma? O que está errado (e certo) com o capitalismo? Amamos as ciências humanas, especialmente filosofia, psicoterapia, literatura e arte – vamos ao seu encontro em busca de ideias provocativas, úteis e consoladoras. Somos sabedoria, inteligência emocional e auto-compreensão”, lê-se no site.

schooloflife_08

Book of Life é o título de um livro online e gratuito, editado pelo School of Life, onde ao longo do tempo vão sendo reunidos os pensamentos e teorias discutidos quer nos vídeos no YouTube, quer nas aulas e workshops físicos.

schooloflife_09