Underworld confirmam vinda a Portugal este Verão


Os Underworld acabaram de editar Barbara Barbara, We Face A Shining Future, o seu nono trabalho de estúdio, e vão apresentá-lo este Verão também em Portugal. A confirmação foi dada pela própria banda numa entrevista à Antena 3, em Março deste ano.

“Em entrevista a Rui Estevão, foi o próprio Hyde que revelou a vinda da banda a Portugal, ainda este ano, embora não tenha avançado com datas ou local”, lê-se no site da estação de rádio, uma informação repetida em antena várias vezes.

A última vez dos Underworld em Portugal foi em 2015, quando passaram pelo NOS Primavera Sound, no Porto. Levaram na bagagem Dubnobasswithmyheadman, o seu álbum mais icónico, editado em 1994. Este disco foi reeditado em 2014 para celebrar os 20 anos sobre o seu lançamento, e foi tocado na íntegra (sim, do princípio ao fim) no Parque da Cidade do Porto.

Este Verão, a missão dos Underworld vai ser outra: apresentar Barbara Barbara, We Face A Shining Future. Aliás, é isso que o duo inglês composto por Karl Hyde e Rick Smith também vai fazer dia 8 de Julho ao festival BBK Bilbao, em Espanha. Este é o primeiro disco dos Underworld em 6 anos; destaque para o inebriante single “I Exhale”.

Barbara Barbara, We Face A Shining Future sucede a clássicos da música eletrónica como Second Toughest In The Infants (disco de 1996, em que a reedição conta com o épico single “Born Slippy”, tema imortalizado no filme Transpotting, de Danny Boyle) e, claro, Dubnobasswithmyheadman. Este último foi o terceiro disco do duo de electrónica, depois de dois lançamentos no final dos anos 1980 que passaram meio despercebidos.

Foi em 1995 que os Underworld tocaram pela primeira vez em Portugal. Aconteceu no clube Rocks, em Vila Nova de Gaia. 21 anos depois, regressam ao nosso país mas não se sabe em que sala e/ou festival. Estando o NOS Alive e o SBSR com os cartazes fechados, resta-nos o Vodafone Paredes de Coura no que toca a grandes eventos.