‘5 Para A Meia-Noite’ regressa em Setembro num novo canal: RTP Play


O 5 Para A Meia-Noite tal como o conhecemos acabou. A 8 de Junho, a 10ª temporada daquele que é já um dos talk-shows mais longos da RTP terminou e o programa só regressa em Setembro. Mas terá um formato renovado.

Em primeiro lugar, o 5 Para A Meia-Noite vai mudar-se da televisão para a Internet, com conteúdos diários no RTP Play, o serviço de streaming da RTP. Semanalmente existirá um compacto na televisão, conforme explicou director de programas da estação, Daniel Deusdado, ao Diário de Notícias:“É um programa que vai existir sobretudo em formato diário no RTP Play, onde é fortíssimo, e depois haverá uma versão semanal que será o apogeu de todo o conteúdo que sai da Internet.”

O último programa do anterior formato do 5 Para A Meia-Noite aconteceu a 8 de Junho, num especial de duas horas e meia com a presença de quase todos os apresentadores que estiveram no comando do 5 Para A Meia-Noite entre 2015 e 2016. “É um especial que fecha este ciclo do 5 Para A Meia-Noite do ponto de vista diário e que o lança para o passo seguinte da história, que é um programa que vai à procura do seu público mais fiel, o da Internet”, sublinhou Deusdado.

formato5pmnrtpplay_02

O director de programas da RTP justifica a decisão relativa 5 Para A Meia-Noite com o desgaste natural do formato e com as fracas audiências do programa. “O 5 Para A Meia-Noite é uma grande marca da RTP, uma marca que nasceu na RTP2 com irreverência e com liberdade, que com o tempo vai-se desgastando. E quanto mais o tempo passa, mais essa fractura fica à vista”, justificou Daniel Deusdado.

A mudança para a RTP1 fez aumentar as exigências relativamente às audiências. “Tornou-se num programa mais mainstream e nessa medida acabou por deixar de ser um clube de um conjunto de espectadores que alinhava nesse formato para transformar-se num programa com uma exigência natural da RTP1. O seu resultado é extraordinariamente bom comparando com a sua história na RTP2, nunca perdeu, mas na RTP1 é um programa que parece estar sempre em perda em comparação com os rácios dos canais principais, TVI e SIC.”

O 5 Para A Meia-Noite é mais um conteúdo a reforçar a aposta da RTP no online e nomeadamente nos conteúdos via streaming e on-demand. Com séries em antestreia e programas exclusivos, o RTP Play assume-se cada vez mais como um canal de televisão próprio.