Agora as fotos 360º e as panorâmicas parecem incríveis no Facebook


Tenham elas 180º ou 360º, as tuas fotos mais “arriscadas” (digamos assim) vão parecer de forma fabulosa no Facebook. Quer isso dizer que quando tirares uma panorâmica com o teu telemóvel e a partilhares no teu perfil ou página, os teus amigos/seguidores vão poder ver essas imagens movimentando o telemóvel ou simplesmente deslizando o rato no ecrã do computador.

fbfotos360_02

No caso das fotos 360º – captadas idealmente com câmaras como a Samsung Gear 360, ou com recurso a aplicações como o Google Street View  –, a experiência é totalmente imersiva, dado que podes mover o telemóvel para cima e para baixo, para a direita e para a esquerda, para ver os vários pormenores da imagem. No computador a experiência é idêntica, só que não tão fixe: tens de usar o rato para navegares na foto.

fbfotos360_03

Enquanto que as fotos 360º são aquelas que só com uma câmara “especial” consegues produzir, as 180º estão bem mais ao teu alcance. Se o teu telemóvel tirar fotos panorâmicas, tudo o que precisas de fazer a seguir é o upload das tuas criações para o Facebook, seguindo o mesmos passos que segues quando partilhas uma foto comum.

No caso de teres um telemóvel Samsung compatível com o Gear VR, podes ver as fotos 360º nos teus óculos, movendo a cabeça em todas as direcções para explorar as várias partes da imagem.