Depois desta compra do Twitter, o Periscope vai ter melhor imagem


Depois de um investimento de 70 milhões de dólares no SoundCloud, o Twitter comprou a Magic Pony, uma startup especializada em usar inteligência artificial para processamento de imagens. O objectivo é integrar a tecnologia no Periscope e assim ter vídeos melhores.

O que faz exactamente? Sabe quais são os bits de uma imagem que são importantes para os olhos humanos, dando-lhes maior destaque, e preenche o restante. A tecnologia faz isto através da comparação de uma imagem com muitas outras semelhantes usando inteligência artificial.

No entanto, o Twitter não vai usar a tecnologia directamente nas imagens estáticas, mas sim na emissão em directo e nos vídeos do Periscope. Actualmente os vídeos são muito comprimidos nas redes sociais e este método de processamento da Magic Pony vem ajudar a melhorar esse processo, conta o The Next Web.

Assim as partes importantes do vídeo vão ser preservadas, aumentando a qualidade daquilo que é realmente perceptível para o olho humano. Por detrás deste processo estão as neural networks, sistemas que são desenhados para ‘pensarem’ exactamente como seres humanos.

Esta tecnologia tinha sido também usada anteriormente para transformar pequenas imagens em grandes e complexas imagens com resolução elevada. A evolução para a imagem em movimento interessou o Twitter que, de acordo com o Tech Crunch, comprou a startup por 150 milhões de dólares.

Para o futuro, ainda em desenvolvimento, fica a vontade de explorar cada vez mais as áreas de realidade virtual e realidade aumentada.