Encontrares o teu telemóvel perdido vai ser bem mais fácil


Ninguém gosta de perder coisas, muito menos o seu telemóvel. Pode ser um pequeno ecrã que prende demasiado a nossa atenção, mas nele guardamos uma boa parte da nossa vida e através dele mantemos muitas das nossas relações (pessoais e profissionais).

Na verdade, confiamos aos nossos telemóveis alguma da informação mais pessoal das nossas vidas: mensagens de quem mais gostamos, fotos de família, e-mails de colegas, dados bancários e muito mais. Se essa informação for parar às mãos erradas, podemos estar bem tramados.

Não pensemos que acontece só aos outros. Os casos de roubo ou perda de telemóveis são frequentementes e, por isso, empresas como a Google ou a Apple têm desenvolvido tecnologias que nos ajudam a encontrar os nossos equipamentos perdidos e/ou a apagar à distância toda a informação neles armazenada. O Find My iPhone é uma ferramenta disponível para iPhone, iPad e Mac que permite localizar o dispositivo no mapa, bloqueá-lo ou apagar o seu conteúdo – tudo à distância, bastando ele estar ligado à net. A Google tem uma solução semelhante: o Android Device Manager.

googlefindyourphone_02

Mas e se tudo isto fosse mais simples? Pois bem, vais poder pesquisar “lost my phone” no Google para encontrares o teu telefone perdido (também dá para tablets). Uma vez feita a pesquisa, serás levado para o portal Find Your Phone criado pela Google e que reúne todos os gadgets nos quais fizeste login com a tua conta Google pelo menos uma vez. Este portal já está disponível, mas a funcionalidade de escreveres o teu desespero na barra de pesquisa chega em breve.

googlefindyourphone_03

Com o Find Your Phone da Google, podes não só localizar o teu telefone como também bloqueá-lo, fazê-lo tocar, proteger a tua conta Google e respectivos dados ou deixar um número de telefone no ecrã, entre outras opções. A nova funcionalidade pode ser utilizada para encontrar equipamentos Android e iOS.

Se tiveres um iPhone ou iPad perdido, não tens tantas opções como no caso de um Android. Por exemplo, continuas a precisar do Find My iPhone para saber onde está o equipamento ou para bloqueá-lo.

googlefindyourphone_04