Facebook disponibiliza ferramenta para quem acha que um amigo se vai suicidar


O Facebook é a maior rede social do mundo, aquela que milhões e milhões de pessoas usam para comunicar uns com os outros e partilhar as coisas importantes da sua vida. Contudo, nenhuma vida é fácil e todos passamos por maus bocados, uma vez ou outra, cada um à sua maneira. Alguns de nós tendem a ir mais longe e decidem colocar um ponto final na sua história.

Para ajudar na prevenção do suicídio, o Facebook lançou uma ferramenta que, de forma anónima, permite que um amigo ajude outro caso suspeite que este se vai suicidar. Imagina: estás no teu habitual scroll no News Feed e vês um post de alguém que conheces e que parece estar a passar mal. Podes reportar, de forma anónima, esse post ao Facebook e da próxima vez que essa pessoa entrar no seu Facebook vai ver uma mensagem de ajuda, da equipa do Facebook.

fbsuicidio_02

O Facebook vai explicar-lhe que alguém que viu o seu post está preocupado e dar um conjunto de ferramentas de ajuda: enviar uma mensagem a um amigo ou ligar a uma pessoa de confiança; contactar uma linha de apoio; ou obter dicas e materiais de auto-ajuda.

A funcionalidade, até aqui disponível em exclusivo para os utilizadores ingleses da rede social, vai ser lançada globalmente a partir desta semana.