Finta: uma app (portuguesa) para poderes soltar a tua paixão por futebol


De um escritório nos Aliados da Invicta para o mundo chega o Finta, uma app que é praticamente uma rede social para futebol, onde fãs, jogadores e equipas podem partilhar ideias e emoções. Através do Finta, podes ainda acompanhar os resultados, golos e momentos-chave dos jogos do teu clube.

Disponível para iOS e com uma versão Android a caminho, o Finta é para todos aqueles que gostam do desporto-rei. A app foi desenvolvida pela Pixelmatters, um estúdio de programação do Porto.

Ao te registares como fã no Finta, é-te perguntado o teu clube e a tua selecção nacional, cuja actividade passa imediatamente a aparecer no teu feed. Depois podes usar o separador Explorar para seguir outros fãs, jogadores, equipas e também jogos e competições.

Todos os fãs podem fazer posts de texto no Finta e também partilhar fotos. A Pixelmatters espera cativar as equipas e respectivos jogadores para a plataforma, mas primeiro precisa de garantir uma boa base de utilizadores. A empresa acredita que o Euro 2016, que agora está a decorrer, vai ser uma boa forma de cativar utilizadores.

O feed reúne os posts dos adeptos, atletas e equipas e avisa-te sempre que há golo numa partida que estás a seguir ou quando o teu jogador favorito marca. No feed, também podes saber os próximos jogos do teu clube ou de um campeonato que estás a seguir (como o Euro 2016), bem como ver os resumos dos jogos anteriores.

Além do europeu de futebol, a aplicação inclui também conteúdos relativos às épocas normais dos campeonatos e taças de Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Alemanha e Itália, Liga dos Campeões, Liga Europa e Copa América. Para já, o Finta só está a aceitar utilizadores portugueses, mas está prevista que a expansão global aconteça até ao final deste ano.

O Facebook e o Twitter são os canais que hoje os fãs usam para gritar golo, contestar a decisão do árbitro ou partilhar fotos do estádio. Contudo, apesar de os grupos de Facebook dedicados ao tema serem uma boa forma de tirar o futebol do News Feed, estas redes sociais acabam por não estar desenhadas para o desporto-rei. O Finta quer ser a app que te diz quando o teu clube marca e que te deixa expressar as tuas opiniões sobre esse golo.

O Finta está disponível na App Store e apresenta-se com um design claro e cuidado. Propõe uma abordagem social aos conteúdos futebolísticos, que tradicionalmente são apenas estatísticos.

Por ser uma versão beta, o Finta é um produto que se encontra em desenvolvimento progressivo, sendo esta uma versão inicial de exploração do mercado (português). O objectivo é “ouvir” a comunidade e continuar a acrescentar valor ao produto.