HBO oficializa o fim da novela: confirmado o pai de Jon Snow


Game of Thrones é uma série que se desenrola numa realidade fantasiada. Tem dragões, zombies congelados, gigantes, zombies descongelados (sim, estou a apontar para ti, The Mountain), reis, príncipes e tantas outras coisas que a distinguem das mais clássicas telenovelas. Mas apesar das diferenças que as separam, o drama é transversal a ambos os formatos. E se há uma história em Game of Thrones que já estava a ganhar contornos de telenovela, era a parentalidade de Jon Snow.

Sobre o assunto, há muito que circulava uma teoria na internet. A dinâmica do universo virtual torna quase impossível chegar às origens da história mas, muito concisamente, consistia na ideia de que Snow era filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark, o que o tornaria sobrinho de Daenerys, primo de Sansa Stark e o filho proeminente do fogo (Targaryen) e do gelo (Stark).

Esta temporada relançou a discussão sobre o assunto. E se o terceiro episódio deixou crescer um nervoso miudinho nos mais fãs, o último, que foi transmitido em Portugal na passada segunda-feira, deixou pouco espaço para dúvidas.

Numa das cenas a que foi possível assistir somos transportados para a torre onde, supostamente, Rhaegar escondeu Lyanna. Ned entra no quarto, após matar três guardas Targaryen e dá de caras com a sua irmã Lyanna completamente ensaguentada e com um bebé no colo. Os frames que se seguem são close-ups de Jon Snow. Primeiro enquanto bebé e depois já na sua fase actual.

Esta parte confirmou a identidade da mãe de Snow mas, explicitamente, nada disse acerca do seu pai. Para alguns, a articulação desta cena com a popularidade da “R+L=J” foi suficiente para deixar claro que Rhaegar é, de facto, o pai de Snow.

A confirmação oficial ficou por dar durante a série mas a HBO lançou esta quarta-feira uma infografia que salva todo e qualquer fã ainda submergido em dúvidas e hipóteses pouco prováveis:

paijonsnowhbo_02

Rhaegar Targaryen é o pai de Jon Snow. Fim da novela.