Hoje é dia de keynote Apple. O que esperar?


Este artigo é gratuito como todos os artigos no Shifter.
Se consideras apoiar o nosso trabalho, contribui aqui.

Fãs Apple, é aquele dia do ano. Arranca esta segunda-feira o WWDC 2016, o encontro anual de programadores da Apple, e logo no primeiro dia vamos ter a habitual keynote recheada de novidades do iOS e do OS X. A poucas horas do evento, fazemos um apanhado dos últimos rumores, numa antevisão do que poderemos esperar mais logo.

Antes de avançarmos, uma ressalva: o WWDC é sobre software, isto é, é um evento para programadores e então o momento escolhido pela Apple para anunciar novas versões dos seus sistemas operativos, como o iOS e OS X. O hardware mais importante costuma ser anunciado em Setembro numa keynote especial; o restante é divulgado ao longo do ano no site.

1 – Siri no Mac

Praticamente podemos dar como garantido. O Mac vai ter Siri na nova versão do seu sistema operativo, a ser apresentada neste WWDC. Desde que a assistente digital foi anunciada no iPhone 4S em 2011 e posteriormente expandida para outras plataformas, como o iPad ou a Apple TV, que se fala na sua integração do Mac.

antevisaowwdc16_sirimac1

Parece que isso vai finalmente acontecer este ano. O site MacRumors partilhou alguns screenshots de uma Siri a funcionar no Mac. Recentemente, a publicação 9to5Mac disse que a Siri para iPhone reconhece que o Finder é uma app, sendo que o Finder existe unicamente no OS X.

antevisaowwdc16_sirimac2

No WWDC, a Apple deverá falar também do Siri SDK, um kit para os programadores implementarem a Siri nas suas apps e que permitirá aumentar a abrangência da tecnologia.

2 – OS X passa a macOS

iOS, tvOS, watchOS… e macOS. Os sistemas operativos da Apple vão passar a ter uma designação semelhante com o sistema operativo para Mac, actualmente designado OS X, a ganhar um novo nome. A designação “macOS” tem aparecido em software lançado pela Apple e também no próprio site da empresa.

Para além da Siri, este novo macOS deverá a possibilidade de desbloquear o computador usando o Touch ID de um iPhone (ou do próprio Mac, quem sabe… no futuro) ou a tecnologia Night Shift.

3 – iOS 10

Mais um ano, mais um sistema operativo da Apple para os iPhones e iPads. O iOS 10 é a versão que se segue e que poderá trazer a possibilidade de esconder apps (inúteis) no home screen do telemóvel. Além do iOS 10, poderemos ver o watchOS 3 a ser anunciado para o Apple Watch e uma nova versão do tvOS para Apple TV.

4 – iMessage no Android

O sistema de mensagens da Apple é óptimo entre utilizadores de iPhone, iPad ou Mac, mas a magia acaba quando queremos falar com alguém que não vive no ecossistema da Apple e tem, por exemplo, um telemóvel Android.

Um rumor recente deu conta de que o iMessage estará a caminho do Android, com o anúncio a ser feito durante o WWDC. Também sobre o iMessage circula a informação de que o serviço vai ganhar integração do Apple Pay para que seja possível fazer pagamentos ou enviar dinheiro através de mensagens.

5 – iTunes redesenhado

O Apple Music no iOS e a app do iTunes para Mac vão ser reformulados de forma corrigir problemas de interface e a permitir uma melhor experiência para o utilizador, conta o site 9to5Mac. Com 13 milhões de assinantes, o Apple Music ter uma interface redesenhadas, novas funcionalidades e uma reorganização e simplificação das actuais funcionalidades. O futuro do Connect, a parte social do Apple Music, é incerto com alguns rumores a ditarem o seu fim, outros a dizerem que vai continuar pelo menos para já.

antevisaowwdc16_applemusic

Poderás acompanhar a keynote de abertura do WWDC 2016, em directo, no site oficial da Apple. Arranca às 18 horas, hora de Lisboa.

Investimos diariamente em artigos como este.
Precisamos do teu investimento para poder continuar.