Lacona é o utilitário de que precisas no teu Mac


Imagina uma app que faz praticamente tudo o que lhe disseres. Exacto, praticamente tudo: abrir sites, apps ou pastas, marcar eventos no calendário, criar lembretes, ligar o wi-fi, esvaziar o lixo, desligar o computador, pesquisar no Google, Wikipedia ou Amazon, tocar música, fazer chamadas ou mandar mensagens, traduzir palavras, tweetar, escolher o browser padrão, procurar voos, saber a meteorologia ou até mesmo enviar yos (lembras-te do Yo?).

Bem, e esta lista podia continuar se já não tivesses percebido a ideia. O Lacona faz isso tudo e muito mais. A app corre em background no teu Mac e pode ser chamada a qualquer momento com as teclas alt+space. No ecrã, vai aparecer-te uma caixa de pesquisa onde podes escrever tudo.

lacona_02

lacona_03

O Lacona vai perceber o que dizes e executar o teu pedido. A aplicação reconhece unicamente comandos de texto, não de voz, fazendo um excelente trabalho nessa área.

O Lacona nã0 é a primeira app para Mac com o aspecto de uma caixa de pesquisa. O próprio sistema operativo traz o Spotlight, que permite pesquisar ficheiros guardados no computador, apps e conteúdo na web. Mas para quem precisa de um “Spotlight em esteróides” tem o Alfred, uma alternativa paga que, além de meter música a tocar, permite automatizar processos no computador. E no Outono, com a nova versão do macOS, a Siri vai chegar ao Mac com funcionalidades semelhantes às do iPhone.

lacona_04

lacona_05

Disponível em versão beta e de forma gratuita, o Lacona é o utilitário de que precisas no teu Mac. Os autores do projecto querem a ajuda dos programadores para desenvolverem novas integrações para o Lacona. Toda a documentação necessária está disponível aqui.

Mesmo que não tens um Mac, podes “experimentar” o Lacona e ver alguns dos comandos disponíveis aqui.