Mário Vargas Llosa debate Democracia em Lisboa


No dia 7 de Outubro irá realizar-se mais um encontro anual da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Desta vez, a conferência terá lugar no Teatro São Luiz em Lisboa e abordará a temática da democracia e as questões que a rodeiam. Ao longo do dia, os participantes poderão assistir a 8 sessões de debate com 14 oradores, tendo o programa da TSF/TVI Governo Sombra, com Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, João Miguel Tavares e Carlos Vaz Marques, como culminar da jornada.

Um dos destaques recai necessariamente para a participação de Mário Vargas Llosa, Nobel da Literatura em 2010, que encerrará o dia de trabalhos. No contributo que dará à plateia terá em mente o futuro da democracia no mundo. De salientar que Jaime Gama moderará a sessão. Ian Shapiro, Chantal Mouffe ou Jean L. Cohen são outras personalidades que vão marcar presença.

quedemocraciaffms_02

Ao olharmos para o plano da conferência, vemos que o tema será abordado por tópicos de discussão, partindo do geral para o particular. “As instituições Europeias são democráticas?”, “as maiorias têm sempre razão?” ou “existem alternativas à representação política?” são algumas das questões a que os oradores tentarão responder, expondo as suas ideias de modo a gerar um debate saudável e democrático.

Não só de debates formais se faz o evento. A partir do dia 3 de Outubro, irão haver conversas de Fim de Tarde, das 18h30 às 20h00 nos Jardins da Fundação. A condição democrática aplicada ao humor, à música e à literatura serão alguns dos temas para as trocas de ideias. À noite, a partir das 21h30 haverá um ciclo de cinema com a exibição de vários filmes.

Os bilhetes têm o valor unitário de 20 euros para o público geral e 5 euros para estudantes. Podem ser adquiridos aqui. A Fundação Francisco Manuel dos Santos deu o mote: “A melhor maneira de celebrar a democracia é questioná-la. Que democracia?”