Nick Cave & The Bad Seeds anunciam novo álbum… e um filme


Skeleton Tree é o título do décimo sexto álbum dos Nick Cave & The Bad Seeds, que vai ser lançado dia 9 de Setembro. O novo trabalho começou a ser gravado no final de 2014 nos Retreat Studios, em Brighton, e ficou completo no último Outono nos La Frette Studios, em França.

A mistura deu-se novamente em terras britânicas, desta vez nos londrinos AIR Studios, no início deste ano. Skeleton Tree será editado em vinyl, CD e formato digital no dia 9. Ao contrário do habitual, não será lançado nenhum single a antecipar o álbum.

Aliás, de acordo com um comunicado enviado às redacções, a primeira oportunidade que teremos de ouvir as músicas de Skeleton Tree será num filme que acompanhará o álbum e cuja realização ficou a cargo de Andrew Dominik (Chopper, The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford, Killing Them Softly). One More Time With Feeling – assim se chama – será exibido mundialmente no dia 8 de Setembro numa sessão singular de uma noite.

Por cá, One More Time With Feeling estará às 21h30 nas salas UCI do El Corte Inglês, em Lisboa e do Arrábida Shopping, em Vila Nova de Gaia.

“Um conceito originalmente baseado numa actuação, ‘One More Time With Feeling’ evoluiu para algo mais significativo com a imersão de Dominik no trágico pano de fundo da composição e gravação do álbum. Intercaladas com imagens dos Bad Seeds na produção do novo álbum, surgem entrevistas e imagens recolhidas por Dominik, acompanhadas pela narrativa intermitente de Cave e pela espontaneidade das suas reflexões”, lê-se na nota de imprensa.

One More Time With Feeling foi filmado em preto-e-branco e a cores, quer em 3D como em 2D. “O resultado é gritante, frágil e cru, e um verdadeiro testamento para um artista a tentar encontrar o seu caminho através da escuridão”, refere o mesmo comunicado.

Recorde-se que o filho de 15 anos de Nick Cave faleceu no ano passado numa trágica queda de um penhasco. Skeleton Tree já está disponível em pré-venda no iTunes.