Nova extensão para Chrome permite-te guardar toda a Internet no Facebook


O Facebook lançou duas extensões para Chrome: uma delas permite guardar artigos, vídeos e outros conteúdos da Internet no Facebook para mais tarde; a outra serve para a qualquer momento partilhar um site no teu perfil de Facebook, em grupos ou através do Messenger.

Desde 2012 que podemos guardar tudo o que vemos no Facebook – desde posts dos nossos amigos a vídeos engraçados, fotos, links ou eventos – numa lista privada na nossa conta. E desde Maio deste ano que também podemos guardar para mais tarde conteúdos de fora do Facebook, como notícias e artigos, através do botão “Save To Facebook”.

savetofbchrome_02

Contudo, nem todos os sites integraram esse botão e o Facebook decidiu criar uma extensão para Chrome que permite guardar na tua conta qualquer página web– quer seja um artigo para ler, um vídeo, uma receita para experimentar ou um produto para comprar. Podes aceder a qualquer altura aos conteúdos que guardas, em qualquer dispositivo. Mais de 300 milhões de pessoas utilizam todos os meses a funcionalidade Save, segundo o Facebook.

A outra extensão permite-te publicar artigos e outras coisas no teu perfil de Facebook, numa página, num grupo ou através do Messenger – enquanto navegas fora do Facebook. Para tal, basta clicar no botão que aparece na barra do Chrome e fazer a partilha. Se seleccionares uma parte do texto do artigo que estás a ler, esse texto será partilhado como citação.

O Facebook modernizou ainda os seus botões, que podem ser integrados em qualquer site ou app. O “Like” perdeu o ícone “F” do Facebook e voltou a ter o símbolo de “Thumbs Up”. Agora os botões “Share”, “Follow” e “Save To Facebook” também reflectem melhor a marca Facebook, e um novo sistema de design que funciona em todos os botões da rede social. Nas próximas semanas, os editores vão ter a possibilidade de adicionar os botões de “Like”, “Comment” e “Share” aos seus Instant Articles.

savetofbchrome_03

savetofbchrome_04