Se achas importante o que fazemos, contribui aqui.
Não têm sido fáceis as últimas horas na Europa, particularmente no Reino Unido. O impacto público e mediático do anunciado Brexit tem colocado os cidadãos europeus numa incerteza generalizada aguardando pacientemente pelo futuro da União. Na noite do referendo e após as urnas de votação terem encerrado, o Google desvendou as questões que os ingleses fizeram sobre a consulta nacional.
Sobre o referendo de um modo geral, as perguntas mais frequentes no Reino Unido centraram-se em informações de natureza do voto. Onde votar, como votar, quem votar e quando votar são quatro das cinco interrogações mais pesquisadas. Fora do padrão está a questão: “O que é o Brexit?”.
À medida que a noite avançava e os primeiros resultados saíam, a pergunta “O que acontece se sairmos da UE?” mais do que triplicou indiciando alguma ansiedade nos cidadãos ingleses. Após a divulgação dos resultados oficiais, o Google anunciou as 5 questões mais pesquisadas sobre a União Europeia no Reino Unido. Em primeiro lugar, os ingleses procuram saber “o que significa deixar a UE” e surpreendentemente a segunda pergunta digitada com mais frequência consistiu em saber o que é a União Europeia. Menos preocupante mas igualmente inesperado são as perguntas “quais os países que fazem parte da União?” e “quantos países fazem parte da UE”, que aparecem em 3º e 5º posto respectivamente.
Com pesquisas estranhas se fazem realidades certas. O indicio deste tipo de estatística não coloca os ingleses com fama e proveito de um conhecimento elevado na hora do voto, contudo, perguntar “O que é a União Europeia?” pode não ser uma pergunta descabida e mais do que isto, deve ocupar a mente de todos os cidadãos e líderes políticos europeus.
+250% spike in "what happens if we leave the EU" in the past hourhttps://t.co/9b1d6Bsx6D
— GoogleTrends (@GoogleTrends) June 24, 2016
"Are we European" spiked in @Google search yesterday following the #EURefResults https://t.co/gpkqdELD5H pic.twitter.com/I2FY69Etcv
— GoogleTrends (@GoogleTrends) June 24, 2016