Operadoras portuguesas vão desbloquear todos os equipamentos móveis


A partir desta terça-feira, todos os telemóveis, tablets, pens de Internet e routers wireless que compõem o portfólio do MEO estão desbloqueados de origem ou podem ser desbloqueados depois junto da operadora. A NOS vai fazer o mesmo a partir da próxima segunda-feira.

Tradicionalmente, os equipamentos móveis comercializados pelo MEO, NOS e Vodafone estavam bloqueados à operadora. Quer isso dizer que, se comprasses um telemóvel na NOS, não podias usá-lo com um cartão do MEO, a não ser que pagasses um valor pelo desbloqueio.

Mas se hoje comprares um equipamento no MEO, ele virá desbloqueado na caixa ou poderás desbloqueá-lo através do site da operadora, sem qualquer custo para ti. A operadora está a aceitar qualquer telemóvel, tablet, pen ou router que tenha sido adquirido depois de 1 de Novembro.

Com este anúncio, MEO torna-se assim no primeiro operador nacional a desbloquear todos os equipamentos móveis, “um novo paradigma no mercado português”, refere a operadora em comunicado.

Entretanto, a NOS adiantou esta terça-feira à agência Lusa o desbloqueio de todos os telemóveis, para sempre, a partir da próxima semana. Este “para sempre” é importante, uma vez que a operadora tem vindo a lançar várias campanhas promocionais de desbloqueio de telemóveis. A maior operadora do país acrescentou que “posteriormente, todos os equipamentos comercializados pela NOS serão disponibilizados já desbloqueados no momento da compra”.

A Vodafone não fez qualquer anúncio, pelo menos para já. Mas é expectável que a empresa reaja ao mercado e também comece a vender telemóveis desbloqueados.

O fim do bloqueio dos terminais às operadoras é uma boa notícia para todos nós, dado que vamos deixar de gastar dinheiro se quisermos mudar de operadora e manter o equipamento.