Os designers vão adorar o novo Google Fonts


O Google Fonts tem sido um valioso catálogo de tipos de letra desde que foi lançado, em 2010. O site disponibiliza fontes em open-source que podem ser usadas em qualquer projecto de design e que hoje em dia alimentam milhões de websites vistos por mil milhões de pessoas todos os dias.

O Google Fonts tornou a web mais bonita e elegante; contudo, infelizmente o seu próprio site não seguia a mesma filosofia de beleza da iniciativa. Assim, a Google deixou a sua equipa de design dar ao Google Fonts uma nova cara. O resultado pode ser visto aqui e apreciado pelos geeks do design aqui.

A nova interface é, de longe, mais apelativa que a anterior e segue as linhas do Material Design. Não só o Google Fonts ganhou um novo logo como o seu novo site permite testar fontes, compará-las com as outras e ajustar definições logo na primeira página inicial. São cerca de 800 as tipografias disponíveis: podemos clicar em qualquer uma para saber mais sobre ela e o seu designer, bem como conhecer a sua popularidade e testá-la com algumas fontes populares. Tanto podes descarregar o tipo de letra, como incorporá-lo no teu site através de um código HTML ou CSS.

googlefonts_02

googlefonts_03

O Google Fonts tem ainda uma secção com algumas fontes e colecções de fontes em destaque, que, claro, também podes descarregar para o teu computador ou usar livremente no teu site ou blogue. Um pormenor interessante do site é que podes personalizá-lo mudando a cor do fundo e dos elementos.

googlefonts_04

googlefonts_05

googlefonts_06