Vais poder pagar o metro e os autocarros do Porto com o telemóvel


No futuro, não será preciso ter um cartão para poder viajar nos transportes públicos do Porto. Vai ser desenhado até ao final deste ano uma alternativa ao Andante que passará por uma app para telemóvel que permita detectar quando entras e sais do metro ou dos autocarros da STCP.

As viagens ficarão registadas na tua conta e vais receber, por correio postal ou electrónico, uma espécie d factura mensal. Assim, o pagamento passa a ser pós-pago, não existindo necessidade de compra antecipada de títulos ou de assinatura mensal (aka passe).

Segundo Matos Fernandes, Ministro do Ambiente, foi disponibilizada uma verba de 500 mil euros à empresa Transportes Intermodais do Porto (TIP) para que esta desenvolva este sistema de títulos de transporte virtuais, que só deverá entrar em funcionamento em 2017. No início desse ano, a STCP passará a ser gerida por 6 Câmaras Municipais, lideradas pelo Porto, de acordo com um documento assinado entre as mesmas e o Ministério do Ambiente-

“O sistema de bilhética, estreado no Metro do Porto, era à data uma referência mundial, mas ficou parado no tempo. Há 15 anos que vendemos bilhetes da mesma maneira. Há 15 anos que comunicamos com os nossos clientes praticamente da mesma forma. Continuamos a ter sistemas passivos, que aguardam pelo passageiro em vez de interagirem com ele. Se o sistema que usamos tem 15 anos, pensemos que o iPhone foi lançado há dez anos?”, afirmou Matos Fernandes, no discurso de assinatura do memorando para a gestão da STCP por parte das autarquias.

Também em Lisboa se estão a fazer investimentos importantes na desmaterialização da bilhética dos transportes. Em Julho, vais poder usar o telemóvel para entrar e sair do metro, autocarros e barcos, bem como para comprar bilhetes. A Otlis, empresa responsável pela renovação do sistema Viva, também pretende que o próprio cartão de débito sirva como meio de pagamento de títulos. Ou seja, em vez de carregares ou comprares um cartão para a viagem, poderias activar os torniquetes e entrar directamente na estação com o cartão do banco.