Verão: Metro do Porto volta a circular 24 horas às sextas e sábados


Quem se quiser deslocar-se no Porto nas noites de sexta e sábado vai poder passar a contar com o serviço de metro, anunciou a Câmara Municipal do Porto esta segunda-feira. O reforço começa esta quinta-feira, dia 9 de Junho, e prolonga-se até final de Setembro.

O objectivo é, mais uma vez, dotar a cidade de mais possibilidades de transportes públicos de madrugada durante o Verão. A primeira experiência foi feita em 2014 e, por ter corrido bem, foi repetida no ano seguinte. Este é o terceiro Verão consecutivo em que o Porto vai ter o metro a circular durante 24 horas às sextas e sábados. Contudo, o serviço não estará activo em todas as linhas.

Apenas a Linha Amarela (D), entre Santo Ovídio e o Hospital S. João, e a Linha Azul (A), entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora, estão em funcionamento contínuo ao fim-de-semana e também nas vésperas de feriado, entre a 1h00 e as 6h00, complementando a oferta da rede madrugada da STCP.

As linhas em questão são as que melhor servem a baixa do Porto e também Matosinhos.

Por ser feriado no dia 10 de Junho, sexta-feira, o início do serviço de 24 horas do Metro do Porto arranca a uma quinta-feira e coincide com o primeiro dia do NOS Primavera Sound. Os festivaleiros vão ter, assim, uma ligação entre Matosinhos, onde decorre festival até dia 11, e o centro da cidade do Porto.