Volkswagen quer lançar 30 veículos eléctricos até 2025


O CEO da Volkswagen, Matthias Müller, anunciou esta sexta-feira a nova estratégia da empresa, depois do escândalo das emissões de poluentes. O executivo disse que quer “corrigir as deficiências e estabelecer uma cultura corporativa mais aberta, baseada em valores e enraizada na integridade”. Para fazer isso, a Volkswagen prevê lançar 30 veículos eléctricos até 2025.

A fabricante alemã quer lançar 30 veículos movidos a energia eléctrica nos próximos 10 anos, que deverão representar 20-25% do seu volume total de vendas – duas a três milhões de unidades em 2025. Um dos veículos a ser lançado será uma nova carrinha “pão-de-forma”, mas em versão eléctrica.

O anúncio não é uma surpresa, como nota o The Verge: nos últimos meses, Müller dado a entender uma reviravolta na estratégia da empresa, com um foco acrescido na condução eléctrica e nas soluções de mobilidade (como o ride-sharing ou car-sharing), no esforço para fazer as pazes consigo mesma, com o mundo e com os consumidores. Nesse sentido, para além deste investimento em veículos eléctricos, a Volkswagen investiu recentemente 300 milhões de dólares num rival da Uber, a Gett.

Quanto à condução autónoma, a Volkswagen está interessada em desenvolver essa tecnologia internamente e depois licenciá-la a outras empresas no final da década. De notar que a Audi, empresa do grupo Volkswagen, anda a trabalhar em carros autónomos há vários anos. A Volkswagen diz que também quer desenvolver as suas próprias baterias – um desejo comum ao da Tesla.