4 filmes do Studio Ghibli vão ser exibidos gratuitamente no Museu do Oriente


Tentaste combinar com os teus amigos mas já todos tinham planos e vais estar em Lisboa no Verão. Ou és dos que trabalhas em Agosto. Seja qual for o teu caso, temos uma notícia para fazeres inveja a quem está a curtir a praia e as festas do Algarve. Filmes no Studio Ghibli, grátis, Museu do Oriente.

Leste bem. Quatro filmes do talentoso Studio Ghibli vão ser exibidos gratuitamente no Museu do Oriente, durante o mês de Agosto (levantamento de bilhete no dia de cada exibição). O ciclo, intitulado “Arquitectos dos Imaginário”, vai dar-nos quatro dos filmes mais emblemáticos deste estúdio de animação, nomeadamente A Viagem de Chihiro, A Princesa Mononoke, As Asas do Vento e o recente Memórias de Marnie.

Fundado em 1985, o Studio Ghibli tem conquistado o público e a crítica com os seus filmes de animação, capazes de criar universos de fantasia quase poéticos. Com uma impressionante atenção ao detalhe, construção cuidada e uma imagética que combina realidade e imaginação, as animações de Studio Ghibli são hoje uma referência incontornável no seu género.

7 de Agosto

A Viagem de Chihiro,
de Hayao Miyazaki (2001)

Chihiro, uma menina de 10 anos, fica furiosa quando os pais decidem mudar de casa. Na viagem o pai decide seguir por um atalho e encontram, nos arredores do novo bairro, um parque de diversões abandonado. Como num sonho, ela começa a viver uma grande aventura num mundo encantado habitado por fantásticas criaturas e passa a ser protegida por Haku, um menino com poderes mágicos. Para salvar os seus pais e voltar ao nosso mundo, Chihiro terá de ter muita humildade, coragem e determinação.
Um filme que encantou e emocionou plateias por todo o mundo, feito para ‘crianças’ de todas as idades, vencedor do Óscar para Melhor Filme de Animação.

14 de Agosto

A Princesa Mononoke,
de Hayao Miyazaki (1997)

Ashitaka é o jovem guerreiro do clã Emishi que é amaldiçoado ao defender a sua aldeia de um demónio criado pela violência humana. Assim, viaja até à região controlada pelo clã Tatara na esperança de compreender a maldição que lhe fora posta, antes que esta o mate. O que Ashitaka vai encontrar é um conflito entre os humanos e os deuses da floresta. Apanhado no meio do conflito, Ashitaka conhece San, a Princesa Mononoke. Esta rapariga, criada por lobos, fará tudo o que puder para acabar com os humanos que ameaçam a floresta. Ashitaka colocar-se-á entre San e Lady Eboshi, a líder do clã Tatara, procurando um meio de terminar a guerra.

21 de Agosto

As Asas do Vento,
de Hayao Miyazaki (2013)

Jiro sonha em voar e criar belos aviões, inspirado pelo famoso criador de aeronáutica Caproni. A usar óculos desde tenra idade e impossibilitado de se tornar piloto, Jiro integra a divisão de aeronáutica de uma grande empresa japonesa em 1927. A sua genialidade é cedo reconhecida, e torna-se um dos mais respeitados engenheiros aeronáuticos.

As Asas do Vento debruça-se sobre a maior parte da sua vida, retratando eventos históricos do Japão que afetaram a vida de Jiro, incluindo o grande terramoto de Kanno de 1923, a Grande Depressão, a epidemia de tuberculose e a entrada do Japão na guerra. Ele conhece Nahoko, por quem se apaixona, dedica-se à amizade com o seu colega Honjo, e inova constantemente, levando a mundo da aviação para o futuro.

Hayao Miyazaki combina as personalidades do engenheiro Jiro Horikoshi e do autor Tatsuo Hori, que foi contemporâneo do período abordado em As Asas do Vento, para criar Jiro, um personagem fictício no centro de um conto épico de amor, perseverança, e os desafios de conseguir viver e fazer as escolhas certas num mundo tumultuoso.

Último trabalho do consagrado realizador Hayao Miyazaki para Studio Ghibli, As Asas do Vento foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme de Animação.

28 de Agosto

Memórias de Marnie,
de Hiromasa Yonebayashi (2016)

Baseado no romance de Joan G. Robinson, Memórias de Marnie é o último filme do Studio Ghibli e a segunda obra de Hiromasa Yonebayashi, o realizador de O Mundo Secreto de Arrietty.

Conta-nos a história de Anna, uma jovem de 12 anos que, por razões de saúde, vai passar o verão a Kushiro, uma cidade à beira-mar na província de Hokkaido. Anna sempre foi muito solitária e nunca fez amigos. Acredita estar fora do círculo mágico invisível onde a maior parte das pessoas se encontram, e por isso isola-se de todos os que a rodeiam. E é durante um dos seus passeios solitários pelo pântano que Anna descobre uma misteriosa mansão isolada onde mora Marnie. Anna nunca pensou ter uma amiga como Marnie, que não a julga por ser como é. Mas ao mesmo tempo que descobre a beleza da amizade, Anna começa a perceber que Marnie pode não ser bem aquilo que aparenta.

A mais recente obra de Studio Ghibli, Memórias de Marnie foi nomeado para o Óscar de melhor filme de animação.