Agora podes guardar snaps para sempre (só para ti ou para mostrar)


O Snapchat quer substituir o rolo de câmara do teu telemóvel. Por isso, agora permite-te guardar snaps para sempre e em privado numa nova secção da app chamada Memories. Fica “por debaixo” da câmara do Snapchat, isto é, deslizas com o dedo para baixo para aceder.

Abrindo o Memories, encontras os snaps e stories que guardaste organizados por ordem cronológica invertida. Os rectângulos representam os snaps e os círculos são as stories; ambos mexem-se, permitindo-nos saber o que “está lá dentro”. Tudo o que guardas no Memories é privado, isto é, só tu podes ver.

A qualquer momento, podes pegar nos snaps e nas stories que guardaste no Memories e editá-los, por exemplo, adicionando geofilters e outros autocolantes mesmo que já não estejas no local. Podes criar novas stories com os snaps que guardaste ou juntar diferentes stories numa só narrativa, mais longa e trabalhada/cuidada (útil para marcas?).

snapchatmemories_02

Depois é decidir se queres manter as tuas novas criações em privado ou partilhá-las com os teus amigos ou seguidores. Se publicares um snap do Memories na tua Story, ele vai aparecer com uma moldura especial para que a tua audiência entenda que é antigo. Também é possível mandar snaps ou stories ao um amigo, através do Chat. Outra forma de partilhares as tuas Memories com os amigos é numa mesa de um restaurante ou café passando-lhes simplesmente o telemóvel para as mãos.

snapchatmemories_03

Para além de guardar os teus momentos, o Memories também te dá acesso à galeria do teu telemóvel para que rapidamente possas criar snaps para guardar no Memories ou partilhar logo. Nenhuma foto da tua galeria é guardada nos servidores do Snapchat, estão apenas no teu equipamento.

snapchatmemories_04

Existe ainda um espaço chamado My Eyes Only, protegido por uma senha por ti definida, onde podes pôr aquelas fotos… tu sabes… mais íntimas. Com o My Eyes Only, não corres o risco de quando alguém estiver a mexer no teu Snapchat ver “o que não deve”.

snapchatmemories_05

Consegues pesquisar coisas como “dog” ou “Hawaii” no Memories para encontrares rapidamente snaps do teu cão ou das últimas férias. O Snapchat adicionou capacidades de reconhecimento de imagem à sua aplicação para que isso seja possível, sendo que todo o processo acontece localmente no teu telemóvel e não nos servidores da empresa (já todos os snaps e stories guardados Memories ficam armazenados, de forma segura, nos servidores do Snapchat).

Vais ter o Memories no teu Snapchat ao longo do próximo mês. Esta funcionalidade representa uma grande mudança no serviço, que ganhou fama pelo seu conteúdo efêmero. O Snapchat está mais adulto.