Apple, Facebook e outras grandes tecnológicas vêm conhecer empresas portuguesas


Representantes de algumas das maiores tecnológicas do mundo – Apple, Facebook, Twitter, Amazon e Square – vão estar em Portugal entre Julho e final de Setembro para conhecer empreendedores, start-ups e outros actores do ecossistema empreendedor nacional, conforme conta o Dinheiro Vivo.

O desafio foi lançado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e o objectivo é dar a conhecer melhor Portugal, as oportunidades de parceria e até de investimento em empresas portuguesa. Miguel Frasquilho, director da AICEP, esteve em Abril nos Estados Unidos onde apresentou às grandes empresas alguns casos portugueses de sucesso que já conseguiram investimento a nível internacional, como a Farfetch, a Talkdesk, a Feedzai e a Uniplaces.

A Apple vai estar em Portugal na próxima semana, entre 28 e 29 de Julho; e será seguida da Amazon, entre 29 e 31 de Agosto. Os representantes do Facebook farão uma visita no final de Setembro.

A AICEP prevê que os elementos das tecnológicas visitem alguns dos principais pólos de empreendedorismo do país, como incubadoras e aceleradoras, e contactem com investidores e empreendedores, um pouco por todo o país.

Entre os associados à iniciativa da AICEP estão as incubadoras Startup Lisboa, Startup Braga, UPTEC, Instituto Pedro Nunes, a Beta-i e o fundo de investimento público Portugal Ventures. Ao Dinheiro Vivo, Miguel Frasquilho disse esperar que “estas tecnológicas possam, depois destas visitas, aumentar a sua presença em Portugal”, sublinhando que uma das possibilidades em cima da mesa é a abertura da primeira Apple Store em Portugal.