Cartaz do Vodafone Paredes de Coura 2016 fechado


The Vaccines em formato banda e também em formato DJ set, os norte-americanos Algiers, o chileno Matias Aguayo e os bracarenses GrandFather’s House encerram o cartaz do Vodafone Paredes de Coura.

vpdc16fechado_02

Formados em 2009, em Altanta, Georgia, os Algiers surgiram quando o guitarrista Lee Tesche e o baixista Ryan Mahan, ambos membros da cena underground do rock e noise, se juntaram ao vocalista e guitarrista Franklin James Fisher, cujas raízes musicais estavam mais ligadas à grande tradição do gospel. Da experiência juntos, surgiu um som híbrido capaz de incluir gospel, blues e pós-punk barulhento. Além de uma sonoridade muito própria, a banda é igualmente conhecida pela energia das actuações ao vivo. Depois de editar o primeiro álbum, em Junho de 2015, a banda segura a sua posição enquanto fiel seguidora do espírito subversivo, pronta para agitar o Vodafone Paredes de Coura com as suas letras insurgentes.

O chileno Matias Aguayosoube aproveitar os seus anos de experiência em actuações pelo mundo para as suas próprias investigações musicais e para trazer uma sensação de aventura à sua música. A estreia a sólo do produtor musical e vocalista chegou, em 2005, com “Are You Really Lost”, seguida por “Ay Ay Ay”, de 2009 e pelo terceiro álbum “The Visitor”, lançado e 2013. Aguayo traz uma onda de espontaneidade às suas gravações e apresentações ao vivo, marcadas por elementos de improvisação intensamente reativos, num jogo de sedução que está pronto a partilhar com o público do Vodafone Paredes de Coura.

De Braga, os GrandFather’s Housecomeçaram por ser, um 2012, uma one-man band pelas mãos do agora guitarrista Tiago Sampaio. Em 2013, com a chegada de Rita Sampaio na voz, a one-man band ao estilo tradicional do norte da América começa a ganhar a forma e sonoridade que tem actualmente, acabando por alinhavar a formação final, e actual, do grupo, com a entrada de João Costeira na bateria. O primeiro EP foi dado a conhecer em Portugal e Espanha e, em 2016, chega o primeiro álbum de longa duração “Slow Move”, que os bracarenses levam agora até ao anfiteatro natural do Vodafone Paredes de Coura.

E do Reino Unido chega o indie rock dos The Vaccines. Além do concerto, os londrinos marcarão presença, no mesmo dia, com The Vaccines DJ Set. As últimas confirmações do Vodafone Paredes de Coura 2016 juntam-se, de 17 a 20 de Agosto, a nomes como LCD Soundsystem, Unknown Mortal Orchestra, The Tallest Man On Earth, Portugal. The Man, Minor Victories e Cage The Elephant, entre outros destaques da 24ª edição.