Edward Snowden criou uma capa anti-espionagem para iPhone


Snowden continua a eleger a privacidade digital como um dos pilares mais importantes da sociedade no século XXI. Como tal, o norte-americano desenvolveu um acessório para iPhone 6 que detecta as transmissões do aparelho para o exterior, evitando que dados e conteúdos sejam espiados por aparelhos exteriores. A capa monitoriza a actividade não autorizada do telémovel, nomeadamente quando o sistema está desligado.

O dispositivo, que se encontra numa fase embrionária, é ligado na área onde normalmente se encontra o cartão nano SIM, passando este para um local externo ao aparelho. Esta inovação contou com a preciosa ajuda de Andrew Huang, conhecido por descobrir vulnerabilidades em outros sistemas como a Xbox ou cartões SD. O protótipo foi apresentado no dia 21 de Julho no MIT Media Lab, em Massachusetts, e teve como ausência esperada, Edward Snowden que participou no lançamento através de videoconferência.

Um dos homens mais procurados do mundo salientou as vantagens que o acessório pode ter para jornalistas em que as suas comunicações podem ser monitorizadas a qualquer momento. Recorrendo ao exemplo do ex-funcionário da NSA, este sistema serve igualmente pessoas procuradas pelos governos, exilados etc.

No evento foi também rejeitada a ideia que um telemóvel desligado, em modo voo ou noutro qualquer estado é um dispositivo seguro e privado. O hacker Huang afirmou à Wired que as pessoas podem pensar que a transmissão está desligada, a localização desconhecida, que mesmo assim podem estar em risco. O relatório técnico do dispositivo pode ser acedido aqui.

Apesar de estar em parte incerta, Snowden continua bastante activo na sociedade, como vimos na colaboração que fez numa música de Jean-Michel Jarre, e na rede onde podemos acompanhá-lo no Twitter.