Este autocarro sem condutor da Mercedes-Benz fez 20 km na Holanda


A Mercedes-Benz desenvolveu um autocarro autónomo chamado Future Bus e está a testá-lo em Amesterdão, na Holanda. A fabricante alemã colocou o autocarro em modo semi-autónomo a fazer um percurso entre o centro de Amesterdão e uma cidade ali perto, Haarlem, passando pelo aeroporto de Amesterdão: o veículo é operado por um condutor que decide se quer ou não activar o sistema automático (chamado CityPilot) em alguns momentos.

Contudo, numa viagem recente, o autocarro não teve ajuda humana. O Future Bus fez os cerca de 20 km – parando em semáforos, atravessando túneis e lidando com peões – de forma totalmente autónoma, graças ao CityPilot. É uma grande conquista para a tecnologia que pode moldar a cidade do futuro.

O Future Bus não é apenas um pedaço de tecnologia com um nome e um aspecto futuristas. A Mercedes-Benz procurou desenhar o interior e exterior autocarro para este corresponder às necessidades de uma cidade. O veículo tem três zonas separadas, que cada passageiro escolhe com base no tempo de viagem a bordo; e há ecrãs que mostram conteúdos informativos e de entretenimento.

mercedesfuturebus_02

mercedesfuturebus_03

O CityPilot – a tecnologia que equipa este Future Bus – foi adaptada de software previamente usado para guiar os camiões autónomos da Mercedes-Benz (sob o nome Daimler) e é capaz de reconhecer todos os objectos na estrada, incluindo paragens de autocarros, onde automaticamente pára para deixar e receber passageiros. A Mercedes-Benz diz que, mesmo nas horas de maior tráfego, o autocarro move-se de forma suave e que, por isso, os passageiros não têm de se preocupar.

O Future Bus é capaz de circular a uma velocidade máxima de 70 km/h e consegue comunicar com a infraestrutura da cidade. Dessa forma, sabe quando os semáforos vão mudar (o que torna a viagem mais eficiente), mas também recolhe dados para a cidade, usando as suas câmaras para detectar o desgaste das estradas, como buracos.

mercedesfuturebus_04

A Mercedes-Benz diz que o número de pessoas a viver nas cidades em todo o mundo está a aumentar e o transporte público precisa de evoluir para conseguir dar resposta a mais e mais passageiros. O seu Future Bus pode ser um caminho.